13ª Edição do Festival do Bolinho Caipira é celebrada entre 4 e 6 de julho

Escutar áudio do texto

Uma nova edição do Festival do Bolinho Caipira deve celebrar o patrimônio imaterial da cidade entre os dias 4 e 6 de julho, em Jacareí. O evento, desenvolvido pela Fundação Cultural de Jacarehy, deve reunir entidades sociais, oficinas e culinária regional caipira, aliadas a uma novidade especial: as apresentações musicais gratuitas. O bolinho caipira tradicional do município será vendido a R$ 3,00.

Assim como nas edições anteriores, as vendas serão arrecadadas para a operação das entidades sociais habilitadas em edital. As barracas devem oferecer o bolinho caipira de farinha branca, recheado com linguiça, além de opções com novos sabores, doces típicos e bebidas conforme preferência dos participantes. 

Entre as novidades da programação, os espetáculos musicais devem embalar o ritmo da festa com sertanejo, forró e muito mais. As atrações também incluem apresentações de Mestres da Cultura Viva e oficinas para crianças e adultos.

“Este ano teremos mais atrações artísticas, danças típicas e muita música, visando valorizar ainda mais o nosso patrimônio imaterial e trazendo uma linda festividade para toda população da nossa cidade”, destacou a Presidente da Fundação Cultural, Juliane Guedes.

A festa será aberta na sexta-feira, 4 de julho, das 18h às 22h. Já nos dias 5 e 6 de julho, está prevista das 14h às 22h. A entrada é de graça para todas as idades.

Bolinho Caipira

O Bolinho Caipira foi declarado em 2010 como patrimônio imaterial e histórico do município, conforme a Lei nº 5497/2010. Em Jacareí, começou a ser comercializado já em 1925, dentro do Mercado Municipal. O festival é uma das ações realizadas pela Fundação Cultural de Jacarehy para salvaguardar o patrimônio da cidade.

Confira a programação:

04/07 (sexta-feira):

18h: Solenidade de abertura

18h30: Intervenção Lúdica

18h30: Oficina de Bolinho Caipira

19h30: Apresentação Musical – Gerson e Banda

05/07 (sábado):

14h: Abertura  

15h: Oficina de Bolinho Caipira

16h: Apresentação de Culturas Populares como Mestres de Cultura Viva

17h: Oficina Infantil – História e Customização do Bolinho Caipira

18h: Oficina de Bolinho Caipira – Tenda do Saber com a Mestra Ione

18h: Apresentação Musical – Juliana Fussaia e Banda

20h: Apresentação Musical – Banda Kanaviá

06/07 (domingo):

14h: Abertura – Intervenção Lúdica

14h: Oficina de Bolinho Caipira

15h às 17h: Apresentação de Culturas Populares

17h: Oficina Infantil – História e Customização do Bolinho Caipira

17h: Encontro de Violeiros e Mestra Ione Câncio Oliveira

18h: Oficina de Bolinho Caipira

20h: Apresentação Musical – Banda Kayera