Vigilância à Saúde realiza ações preventivas contra escorpiões no Parque Califórnia

Escutar áudio do texto

As equipes da Diretoria de Vigilância à Saúde realizaram, nesta quinta-feira (24), ações de prevenção contra escorpiões no bairro Parque Califórnia, em Jacareí.

A ação consiste em abordar os moradores em suas residências, fazendo uma vistoria no local e tomando medidas preventivas no caso de uma avaliação de risco de aparecimento. Além disso, também são vistoriadas calçadas e terrenos abertos.

As ações são periódicas e agendadas de acordo com um mapeamento, baseado nas notificações de aparecimento do animal feito pelos munícipes.

A Secretaria de Saúde registrou uma queda de mais de 60% nas ocorrências envolvendo escorpiões na cidade. Em 2018 foram registradas 10 ocorrências contra 26 em 2017.

O escorpião: O escorpião é um animal venenoso, que se alimenta de insetos como grilos, lesmas e aranhas. Costuma se esconder debaixo de madeiras, restos de obras e pedras. Terrenos com mato, entulho e lixo doméstico são um grande atrativo para o escorpião. Nas casas, eles se abrigam em lugares escuros como assoalhos e rosapés soltos, frestas nas paredes e muros, dentro de sapatos e outros.

A picada do animal é dolorida e deve ser fatal para crianças, idosos e pessoas doentes e enfraquecidas.

Prevenção: Para se prevenir, a Diretoria indica que o munícipe mantenha terrenos, jardins e quintas livres de mato, entulho e lixo doméstico. É importante tampar as frestas existentes no assoalho, rodapés e paredes.

Outro ponto importante é observar os sapatos antes de calçá-los e manter gavetas e armários sempre fechados.

Soro antiescorpiônico: No caso de picada do animal, o paciente deverá ser encaminhado imediatamente à UPA Dr Thelmo de Almeida Cruz. Se possível, é indicado capturar o escorpião cuidadosamente para levá-lo para identificação.

Caso encontre um escorpião em sua residência, o munícipe deve fazer a notificação pelo telefone 0800 16 3010.