Unidades de saúde atendem 428 homens no ‘Dia do Homem’

Escutar áudio do texto

No último sábado, em virtude do Novembro Azul, mês de prevenção ao câncer de próstata, a Secretaria de Saúde de Jacareí promoveu um dia especial de cuidados e atenção à saúde dos homens.

Cinco unidades básicas abriram as portas e receberam, ao todo, 428 homens que foram avaliados e passaram por consultas médicas de prevenção ao câncer de próstata, realização de teste rápido para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), avaliação odontológica, atualização vacinal, orientações e outros cuidados.

Após a avaliação prévia da equipe de enfermagem, 323 homens foram encaminhados para consultas médicas, que realizaram exames físicos e encaminharam para exames laboratoriais; 388 passaram por avaliação odontológica, que pode identificar pela região bucal uma série de doenças de risco; 225 puderam atualizar as vacinas atrasadas e, por fim, foram realizados 1128 testes rápidos de IST, que incluem sífilis, hepatite B e C e HIV. Foram identificados casos positivos para sífilis e Hepatites.

O resultado deste sábado superou nossas expectativas. Campanhas como essa possibilitam mais aproximação das unidades de saúde com os usuários, fortalecendo o vínculo e aumentando os cuidados preventivos, que é fundamental em nossa estratégia de saúde. Parabéns aos homens que se cuidaram e a todos servidores da saúde que se empenharam nessa campanha”, celebra Rosana Gravena, secretária de Saúde.

José Luis Viliato, de 61 anos, visita a unidade de saúde, em média, cinco vezes por ano em busca de cuidados preventivos, e elogiou o dia do homem realizado no fim de semana “é muito bom, nota mil, tem que existir essa flexibilização para atender todos aqueles que precisam. Sem contar que são procedimentos rápidos e fáceis”.

(Guilherme Mendicelli/PMJ – Foto: Divulgação/PMJ)