Servidores de Jacareí aprendem sobre processo de migração da TV digital

Entender o processo de desligamento do sinal analógico de TV e a migração para o sistema digital. Esse foi o tema da capacitação dada a 40 agentes comunitários de saúde de Jacareí pela entidade Seja Digital.

O evento, realizado na tarde de quarta-feira (12), no auditório da Prefeitura Municipal prossegue nesta quinta (13) e sexta-feira (14) para outros 90 agentes que atuam nas Unidades Médicas de Saúde da Família (UMSF) de toda a cidade.

O desligamento do sinal analógico de TV na região do Vale do Paraíba acontecerá no dia 29 de novembro e a Seja Digital é a entidade responsável por operacionalizar e divulgar este processo, especificamente para as famílias de menor renda que estão cadastradas nos programas sociais do Governo Federal.

Em Jacareí, 15.632 famílias estão cadastradas em algum programa do Governo Federal e, por isso, terão o direito de receber o kit para TV digital com antena e conversor. As ações de mobilização que estão sendo planejadas visam informar e prestar assistência à população sobre o processo de desligamento do sinal às famílias de menor renda, inclusive com a distribuição de kits de conversão para aproveitamento das TV antigas, normalmente TVs de tubo. Os agentes comunitários de saúde estão bem próximos dessas famílias e, por isso, serão nossos multiplicadores nessa ação social que envolve todo o país”, declara a funcionária da Seja Digital, Talita Grigorini, responsável pela capacitação em Jacareí.

Servidores municipais que atuam nos CRA’s (Centros de Referência de Assistência Social) também irão participar da capacitação, no próximo dia 20, com o mesmo objetivo de transmitir às famílias de baixa renda, cadastradas nos programas do Governo Federal, orientações sobre o direito aos kits.

Após a capacitação dos servidores da Prefeitura de Jacareí, a Seja Digital divulgará o local para a retirada dos kits.

Agendamento – As famílias cadastradas já podem fazer o agendamento para a retirada dos kits por meio do telefone 147 ou pelo portal da Seja Digital (www.sejadigital.com.br). É necessário que o beneficiário tenha em mãos o número do CPF ou NIS (Número de Identificação Social).

Mudança-  Com o desligamento do sinal analógico dos canais abertos de TV, a população terá acesso ao sinal digital, que tem melhor qualidade de áudio e imagem. As operadoras de telefonia celular usarão a radiofrequência dos 700 MHz, antes ocupada pelo sinal analógico, para expandir o 4G no Brasil.

A expectativa é que todas as cidades do país sejam migradas para o sistema digital até 2023.

(Carolina Xavier/PMJ – Fotos: Alex Brito/PMJ)