Saúde terá aumento de R$14 milhões para Atenção Básica em 2019

Uma boa notícia para a população de Jacareí. Segundo o planejamento da Secretaria de Saúde para o ano que vem, a Diretoria de Atenção Básica deverá ter um reforço de R$14 milhões, em comparação ao investido em 2017.

A expectativa é de que o recurso destinado para a atenção básica deve mudar dos R$ 77 milhões investidos em 2018 para R$ 91 milhões no ano que vem.

Com o aumento na verba, devem receber reforços na estrutura da USMFs (Unidade Municipal Saúde da Família) do Igarapés, Rio Comprido e Imperial, além da ampliação das equipes de Saúde da Família, de saúde bucal e equipes de apoio.

Outro foco deverá ser na implantação de uma unidade de saúde no Jardim Flórida.

Para o prefeito Izaias Santana, investir em atenção básica é investir na saúde como um todo. “Quando se investe na prevenção, as outras especialidades acabam sendo desafogadas. Nos dois primeiros anos, focamos em urgência e emergência com a inauguração da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) ala adulto e infantil, agora é a vez de focar no atendimento dos bairros”, explicou.

Ainda segundo ele, a meta é ampliar as equipes de saúde bucal e uma reforma programada nos bairros Bandeira Branca e Parque Santo Antônio, cujos projetos estão aprovados. Quanto a ampliação das equipes, existe um projeto de ampliação das equipes de estratégia de Saúde da Família, por meio de um credenciamento do Ministério da Saúde.

Além dos citados pelo prefeito, estão previstos reforços nas equipes, com a chegada de nove equipes com nove médicos, nove enfermeiros, 36 agentes comunitários e 36 auxiliares de enfermagem. Há ainda um processo de contratação de 13 equipes de saúde bucal, duas equipes para o NASF (Núcleo Ampliado de Saúde da Família) e três academias de saúde.

(Victor Copola/PMJ – Foto: Divulgação/PMJ)