Saúde prevê realizar 3.478 exames em junho para diminuir fila de espera

Durante todo o mês de junho, dando continuidade aos trabalhos para diminuir a fila de espera por exames em Jacareí, a Secretaria de Saúde espera realizar 3.478 procedimentos.

Esses exames estão sendo realizados nos finais de semana e feriados para não atrapalharem o fluxo de rotina dos hospitais e por fazerem parte do pacote que a Prefeitura de Jacareí contratou com ambos os hospitais para zerar a demanda reprimida no município. Alguns pacientes, inclusive, aguardam desde 2014 para a realização destes procedimentos.

“Para quem quer resolver o problema, é preciso aproveitar até os finais de semana e feriado, que os hospitais estão mais vazios e possibilita maior agilidade na realização de procedimentos, com qualidade e tratamento digno aos munícipes”, afirma Rosana Gravena, secretária de Saúde.

As principais demandas são para exames de ultrassom de mama, endoscopia e eletroneuromiografia.

Mutirão no feriado – No feriado de Corpus Christi, de quinta-feira (15) a domingo (18), serão realizados 186 exames, divididos entre o Hospital São Francisco e a Santa Casa de Misericórdia.

Na Santa Casa, será realizado ressonância magnética (33), tomografia com contraste (12) e biópsia de fígado (2). No Hospital São Francisco de Assis, serão realizados os exames de ultrassom de mama (99) e avaliação para a cirurgia de catarata (40).

Zerar a fila – No início de maio, com o intuito de zerar a demanda reprimida de exames na cidade, a Prefeitura de Jacareí destinou R$ 3,8 mi na contratação de 23.971 procedimentos, distribuídos entre 36 tipos de exames e dois tipos de cirurgias oftalmológicas, que serão realizados na Santa Casa de Misericórdia e no Hospital São Francisco de Assis.

No acordo com a Santa Casa de Misericórdia de Jacareí, ficou acertado a contratação de 10.958 procedimentos distribuídos entre 14 tipos de exames, pelo valor de R$ 1.506.455,50.

Já com o Hospital São Francisco de Assis foi acordado a contratação de 12.740 procedimentos, distribuídos entre 22 tipos de exames e dois tipos de cirurgias oftalmológicas, pelo valor de R$ 2.293.542,92.

(Guilherme Mendicelli/PMJ)