Santa Casa reduz 50% do déficit financeiro em 2017

Déficit do hospital passou de R$ 600 mil em janeiro de 2017 para R$ 300 mil no início deste ano.

Saúde foi uma das prioridades da Prefeitura em 2017 e um reflexo disso foi a grande mudança institucional pela qual a Santa Casa de Misericórdia passou. Uma nova postura foi introduzida com o objetivo de humanizar o atendimento, ampliar a oferta e a qualidade dos serviços de saúde, além de deixar as contas do hospital em dia.

Um dos resultados que representam essa nova postura foi a diminuição do déficit financeiro do hospital, que iniciou 2017 com R$ 600 mil. Agora, em 2018, esse valor é de R$ 300 mil. O montante representa dívidas herdadas e acordos trabalhistas passados, uma vez que com os valores repassados mensalmente pela prefeitura, o hospital custeia todos os procedimento e serviços em dia.

Isso só foi possível graças ao trabalho da nova equipe gestora da Santa Casa, que revisou inúmeros contratos, rescindiu com serviços que eram terceirizados e passaram a ser executados diretamente pelo hospital, como o centro de imagens, a farmácia e o processamento da folha de pagamento dos funcionários. Só com a farmácia serão economizados mais de R$ 2,4 mi por ano.

Esse resultado é fruto de um trabalho rigoroso para colocar as contas em dia, controlando os custos, revisando contratos, assumindo serviços terceirizados, agregando contribuições voluntárias. Só assim é possível manter a qualidade do serviço e cuidar da saúde financeira do hospital”, explica Elise Sgorlon, superintendente da Santa Casa.

Melhorias no atendimento e acolhimento dos pacientes e acompanhantes também foram sentidas “na pele”. Isso se deve, principalmente, pelo novo diálogo do hospital com seus colaboradores e nas ações para melhorar a qualidade de trabalho.

Além disso, foram ampliados os canais para pesquisa de satisfação, melhorando a comunicação com os pacientes e familiares e recebendo feedbacks que permitem o aperfeiçoamento dos trabalhos, bem como a nova postura na realização de parcerias e trabalhos voluntários que contribuam com o hospital.

A secretaria de Saúde, Rosana Gravena, reforçou o compromisso da prefeitura com o hospital. “A Santa Casa foi uma das prioridades da nossa gestão. Dedicamos energia não só para a melhoria no atendimento, mas também para equilibrar as finanças”, concluiu.

(Guilherme Mendicelli/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)