Santa Casa de Jacareí completa 168 anos e recebe visita de cônsul português

A Santa Casa de Jacareí teve a sua rotina alterada na manhã desta quinta-feira (22). A movimentação intensa começou por volta das 8h, na escadaria em frente a fachada e seguiu até a capela, situada no interior do prédio centenário, onde foi celebrada uma missa para comemorar os 168 anos da instituição. E às 10h, o hospital recebeu a visita do cônsul geral de Portugal no Estado de São Paulo, Paulo Lopes Lourenço, que foi recepcionado pelo prefeito Izaias Santana e a secretária de Saúde, Rosana Gravena.

Marcada pela emoção, a cerimônia religiosa, presidida por padre Messias Rochinski, contou com as presenças de funcionários e ex-funcionários, membros da Irmandade provedora da instituição, entre outras autoridades.

Para a aposentada Maria Salete de Oliveira Moretto, 75 anos, a cerimônia foi uma oportunidade para rever amigos que conquistou nos 15 anos em que trabalhou na Santa Casa. “Trabalhei aqui, primeiro como recepcionista e depois como telefonista, e fiz muitas amizades. Fiquei muito emocionada ao reencontrar tanta gente”, disse.

A enfermeira Andrea Cristina Alvarenga, 47 anos, lembrou do início da sua carreira há 25 anos na Santa Casa. “Comecei como atendente de enfermagem. Nesses anos pude vivenciar tanto a dificuldade para conquistar a credibilidade da população, quanto o valor do trabalho em equipe que nos leva a se dedicar aos pacientes independente da sua condição social”, relatou.

Recém-contratada, a também enfermeira Bianca Silva não escondeu a emoção ao falar sobre o novo local de trabalho. “Não sabia que era um hospital tão antigo. Mas sei que as santas casas têm histórico de atender muitas pessoas. Este é o meu primeiro emprego e uma grande responsabilidade”, comentou.

Diplomacia –  O cônsul português destacou a importância da Santa Casa por sua histórica atuação no atendimento filantrópico. “O Brasil possui muitas ‘santas casas’ e todas são muito diferentes, mas, ao mesmo tempo, muito parecidas. Pois todas nasceram a partir do empreendedorismo e da solidariedade e têm, em sua história particular, o caráter filantrópico. Hoje o principal desafio da Santa Casa é, em sua relação com o SUS (Sistema Único de Saúde), preservar o caráter filantrópico”, avaliou.

A arquiteta Maria Luiza Porto Melo, membro da Irmandade da Santa Casa, justificou que a visita do cônsul geral de Portugal no Estado de São Paulo, Paulo Lopes Lourenço, tem uma relação com a história do hospital. Ela explica que o prédio de 168 anos, foi construído e projetado por um português chamado José Moutinho dos Santos: “Esse português chegou ao Brasil, onde constituiu família e construiu a Santa Casa. Aqui temos imagens sacras vindas de Portugal e a padroeira é Santa Isabel, uma santa portuguesa”.

Após a visita à Santa Casa de Jacareí, a convite do prefeito Izaias Santana, o cônsul Paulo Lopes seguiu para uma visita rápida ao Museu de Antropologia do Vale do Paraíba, considerado um dos cartões postais da cidade. O prédio de estilo neoclássico foi construído há 160 anos por um traficante de escravos, o coronel Gomes Leitão.

No local, o cônsul português recebeu, em homenagem da Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu, um entalhe em madeira que retrata a fachada do Museu, de autoria do artista plástico de Jacareí, Elton Brasil.

(Rosana Antunes/PMJ – Foto: Cristina Reis/PMJ)