Projeto Renascentes tem plantio de 380 mudas na próxima semana

Nesta quarta-feira (13) foi realizada mais uma reunião com os participantes do projeto Renascentes, lançado em outubro, com o objetivo de proteger as nascentes do município. Foram discutidos vários assuntos, entre eles o plantio de 380 mudas no próximo dia 21, em uma propriedade rural no bairro Parateí do Meio, local do projeto piloto de monitoramento de nascentes.
O convite foi feito pelo vice-prefeito e coordenador do Projeto Renascentes, Edgard Sasaki, para um posicionamento de como está o andamento do projeto. A iniciativa visa criar um instrumento de apoio à recuperação das nascentes da bacia do Rio Paraíba do Sul no município.
“Este é um trabalho que almejávamos, de proteção das nascentes. É a união de muitas entidades”, afirmou. O desenvolvimento do projeto está sendo feito em parceria com as secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Diretoria de Agricultura e Abastecimento), SAAE, ONGs Ambientais entre outras, Clubes de Serviços como o Rotary Club, Corredor Ecológico Vale do Paraíba, Instituições de Ensino (FATEC- Faculdade de Tecnologia Jacareí e ETEC – Escola Técnica Estadual Cônego José Bento) além dos proprietários de áreas rurais onde se encontrem nascentes que necessitem de recuperação e proteção, sob a supervisão do CAJ – Comitê das Aguas em Jacareí.
Bolsas – Dentro do projeto Renascentes, os estudantes de Meio Ambiente e Recursos Hídricos farão a análise de produção de água e sedimentos em diferentes tipos de intervenções de manejo. Em outubro, o prefeito de Jacareí Izaias Santana assinou convênio com o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, por intermédio da FATEC, para oferecer bolsas de estágio para estudantes universitários.
(Marta Fernandes/PMJ- Foto: Alex Brito/PMJ)