Os alunos da EMEIF Roberto Donizete, no bairro Jardim Flórida, vêm desenvolvendo o “Projeto Leitura”, idealizado a partir do “Carrossel Literário” da Secretaria Municipal de Educação dentro do projeto “Jacareí Cidade Leitora”. 

 A escola dividiu o projeto em quatro eixos, todos abrangendo a leitura e escrita.

Um deles, o eixo “Família Leitora/Sala de Leitura”, acontece todas às terças feiras, ação em que os pais retiram livros juntos com os filhos e devolvem na outra terça. O objetivo é estimular a leitura e a convivência positiva entre pais e filhos. Cada semana é montado um tema para a sala de leitura e junto com os livros os alunos levam algum tipo de “souvenir” sobre o assunto. O resultado será um book a ser editado no final do ano.

Outro eixo, o “Passaporte da Leitura”, acontece toda quarta e consiste em cada aluno levar para casa uma sacolinha com um livro paradidático, com devolução na sexta-feira. O objetivo é aumentar a oportunidade e contato com a leitura e a escrita.

No eixo “Maleta Viajante”, a maleta é levada por um aluno sorteado em sala de aula. O objetivo é que a criança leia com os pais e realize a reescrita da história em um caderno que acompanha o livro na maleta. Em sala a professora solicita ao aluno que relate a experiência e leia a reescrita realizada pela família.

Já o eixo “Parada obrigatória” acontece quinzenalmente. Por dez minutos toda a escola realiza uma leitura individual. O eixo abrange todos da escola: alunos, professores, funcionários. A escola fica em total silêncio para leitura. Os alunos que ainda não dominam a leitura folheiam os livros.

(Marta Fernandes/PMJ – Fotos: Divulgação)