Professores de Jacareí recebem visita de representantes da Nova Escola

Escutar áudio do texto

Se especializar e atuar com eficácia na prática educacional do município. Com esse objetivo, os professores de Jacareí que participam do Programa Colaborativo da Nova Escola, receberam nesta terça-feira (29), uma representante do projeto, além de seus idealizadores, vindos dos Estados Unidos.

Na ocasião, foram observadas as aulas das cinco docentes em quatro escolas municipais. Todas as professoras disponibilizaram previamente suas aulas para que os representantes pudessem analisá-las durante esta etapa do projeto. De acordo com a Secretaria de Educação, as observações das aulas auxiliarão em adaptações necessárias do projeto.

Além da representante da Nova Escola, estiveram presentes na demonstração Alix Guerrier e Ian Lotinsky. Os americanos, representantes da plataforma que está sendo utilizada para o armazenamento e compartilhamento dos planos de aula, estão no país para conhecer a realidade das escolas no Brasil.

Alix Guerrier, comentou suas impressões sobre a educação no Brasil: “Me sinto muito honrado em estar aqui e ver algumas semelhanças e diferenças e só assim, estando aqui, poderemos fazer adaptações, focando em melhorias em nossa plataforma. Ele continua: “escolas do Brasil e Estados Unidos têm em comum muitos trabalhos manuais expostos pela sala, a diferença é a utilização da tecnologia, que lá é constante!”, comenta.

De acordo com a Secretaria de Educação, tem sido um momento único de troca de experiências entre educadores de várias cidades que também participam da iniciativa e podem compartilhar práticas pedagógicas diferenciadas por um bem comum.

“Os planos de aulas têm ajudado muito a aplicação em sala e têm auxiliado minha didática de envolver os alunos e valorizar suas estratégias pessoais para resolverem situações-problema”, enfatiza Juliana Gregório Valentim, participante do projeto e professora da EMEF Professor Joaquim Passos e Silva.

O programa segue até outubro e se encerra em um encontro presencial com o fechamento das atividades. Todos os participantes desta segunda etapa do projeto serão reconhecidos e certificados pela instituição.

O projeto – Uma parceria entre a Fundação Lemann, mantenedora da Associação Nova Escola e da Google que subsidiará o apoio a mais de um milhão de professores em todo o país, disponibilizando planos de aulas alinhados com a Base Nacional Comum Curricular, o que garantirá melhor qualidade no ensino e na aprendizagem.

(Marcio Moura/PMJ – Foto: Cristina Reis/PMJ)