Prefeitura solicita municipalização de três rodovias estaduais

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Com a intenção de reduzir acidentes, executar melhorias e atender um antigo pedido da população, a Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, solicitou ao Departamento de Estradas e Rodagem (DER) a municipalização de importantes trechos de rodovias estaduais que se transformaram em vias de grande tráfego da cidade.

A municipalização das rodovias fará com que a Prefeitura de Jacareí atue de forma direta nestas vias, com responsabilidade de manutenção e intervenção nos trechos, proporcionando um trânsito mais seguro.

A expectativa da administração municipal é assumir a gestão de 7 km das rodovias SP-66 (Rodovia Geraldo Scavone – rotatórias de entrada do Parque e Jardim Califórnia e Rodovia General Euryale de Jesus Zerbine – entrada no bairro Bandeira Branca) e SP-77 (Rodovia Nilo Máximo – rotatórias do Jardim Pitoresco e Novo Amanhecer).

A solicitação do município para gerenciar a manutenção dos trechos aconteceu nessa quarta-feira (2), em São Paulo. Estavam presentes na reunião o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Edinho Guedes, o secretário adjunto, Rafael Júlio Santos, o deputado estadual, André do Prado (PR) e o superintendente do DER, Ricardo Rodrigues Barbosa Volpi.

Segundo o secretário Edinho Guedes, o município precisa de autonomia para tomar medidas próprias e intervir nos trechos das Rodovia Geraldo Scavone, Euryale Zerbine e Nilo Máximo. “São antigos e graves os problemas na entrada dos bairros, em especial nos horários de pico. A municipalização permitirá uma atuação mais rápida da Secretaria de Mobilidade Urbana como a instalação de semáforos, lombofaixas e sinalização, garantindo maior segurança aos munícipes”, completa o secretário.

Em 2016, foram registrados nos trechos das rodovias estaduais de Jacareí 72 acidentes com cinco vítima fatais. Em 2017, até o dia 2 de agosto, foram registrados 63 acidentes com uma vítima fatal.

Crescimento – Ao longo dos anos e com o desenvolvimento de Jacareí, muitos bairros se instalaram às margens destas rodovias, o que aumentou o trafego e levou a uma maior incidência de pedestres nesses locais. Com isso, uma atuação específica do município no controle e fiscalização destas áreas é necessária para garantir a segurança dos motoristas e dos munícipes, quem ficam vulneráveis em alguns pontos de travessia.

(Luciana Valadares/PMJ / Foto: Divulgação/PMJ)