Prefeitura participa da ‘4ª Cãosseata’ de Jacareí

A Prefeitura Municipal de Jacareí, através das Secretarias de Meio Ambiente e Saúde, participou da ‘4ª Cãosseata’, que aconteceu neste domingo (30) no bairro Parque Brasil.

Através do participação da Secretaria de Meio Ambiente, foram cadastrados (RG Animal) 124 animais. Já os servidores da Secretaria de Saúde alcançaram o número de 153 animais vacinados contra a raiva.

A secretária de Meio Ambiente, Rossana Vasques, informou que a administração municipal apoia e realiza trabalhos em prol dos animais no município. “Desenvolvemos ações a favor dos animais e das entidades protetoras, como os mutirões de castrações, a contínua mobilização dos munícipes para a adoção e posse responsável, combate aos maus tratos, e atendendo uma antiga necessidade do município na questão de controle populacional de cães e gatos, a fim de garantir a saúde não só desses animais, mas também da população”, concluiu.

ANTIRRÁBICA – A imunização, que deve ser feita anualmente, é aplicada em animais a partir de três meses de vida. A raiva é uma doença viral que, normalmente, é transmitida ao homem por mordida, arranhão ou lambida de um animal infectado. A taxa de letalidade entre humanos é próxima de 100%.

RG ANIMAL – O ‘Registro Geral Animal’ é a maneira mais eficiente para identificação do animal, pois é a sua carteira de identidade. Para maior segurança do animal, além do RGA, recomenda-se também o uso de uma identificação na coleira contendo nome e telefone do proprietário. Caso o animal se perca, aumentam as chances de ser encontrado.

(Jader Fernandes/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)