Prefeitura faz vistoria em terrenos e casas e leva orientação no Parque dos Sinos

Escutar áudio do texto

A Prefeitura de Jacareí, por meio das secretarias de Saúde e de Planejamento, está promovendo uma ação no bairro Parque dos Sinos nesta quinta-feira (15) com vistoria e orientação para os moradores e comerciantes. O foco dos trabalhos está concentrado na orientação sobre a dengue e o aparecimento de animais peçonhentos (cobra, aranha e escorpião).

O trabalho é feito o ano todo, porém, de acordo com a Diretoria de Fiscalização e Posturas, mesmo diante das notificações e aplicação de multa muitos proprietários deixam de limpar seus terrenos regularmente. A sujeira e entulho, além de favorecer o surgimento de focos do mosquito Aedes aegypti, vira morada para animais peçonhentos, pois o bairro fica próximo à região de várzea, habitat dessas espécies.

A ação conta com participação de 25 servidores, sendo agentes da Diretoria de Vigilância à Saúde e fiscais de Posturas. Apenas em 2016 foram emitidas cerca de 850 notificações sobre terrenos sujos no bairro. Já foram aplicadas mais de 350 multas.

ANIMAIS PEÇONHENTOS – Os agentes também estão explicando para os moradores que, mesmo após a limpeza e capina de terrenos podem aparecer animais peçonhentos em residências que deixam o terreno em busca de um novo habitat. A orientação da prefeitura, além de não acumular entulho e materiais nos quintais, é não colocar as mãos e frestas e nos materiais sem luvas de proteção ou descalço (veja orientações abaixo).

Animais peçonhentos são aqueles que possuem glândulas de veneno que se comunicam com dentes ocos, ou ferrões, ou aguilhões, por onde o veneno passa ativamente. Qualquer acidente com esses animais necessita de socorro o quanto antes em uma unidade de saúde que disponibilize o soro, além de identificar qual o animal causador do acidente.

MEDIDAS PREVENTIVAS EM CASA

  • Manter quintais limpos, sem acúmulo de entulho e lixo;

  • Não colocar as mãos em frestas ou buracos no chão, cupinzeiros, materiais de construção etc;

  • Não andar descalço em jardins e gramados;

  • Preservar os predadores naturais dos escorpiões: corujas, macacos, sapos, galinhas e gansos;

  • Combater a infestação de baratas e roedores, pois atraem animais peçonhentos;

  • Manter a casa sempre limpa, principalmente atrás de móveis, cortinas e quadros; Examinar calçados e roupas antes de vesti-las.

(Zé Júnior/PMJ)