Prefeitura digitalizou 463 procedimentos e economizou mais de R$2 milhões desde 2017

A prefeitura também pretende digitalizar o boletim oficial ainda neste ano

Visando modernizar os serviços, a Prefeitura Municipal de Jacareí já converteu 463 procedimentos administrativos para o ambiente digital desde o ano de 2017. Até o momento a economia gerada corresponde a um montante superior a R$2 milhões.

De acordo com o prefeito Izaias Santana, a digitalização de procedimentos se tornou fundamental para a administração pública moderna, pois traz eficiência para a resolução das demandas internas e dos cidadãos.

“Estamos optando por soluções que tornem dispensáveis o uso do papel para registro e andamento de atividades e solicitações.  As vantagens são diversas e vão muito além da desmaterialização dos documentos. A modernização permite a padronização de fluxos, redução de custos, aumento da produtividade e até a promoção de um governo mais transparente”, afirmou.

O munícipe é beneficiado diretamente com a modernização, pois evita gastos com cópias de documentos. Basta apenas apresentar os documentos originais, que são ‘escaneados’ e devolvidos ao final do atendimento para abrir seus processos.

A moradora do Bandeira Branca, Maria Aparecida, elogiou a iniciativa da prefeitura. “É importante resolver os problemas das pessoas mais rápido, e o computador ajuda muito. Fico contente em saber que estão pensando nisso. Hoje vim até o AtendeBem com meus documentos para pedir a isenção do IPTU. Está sendo fácil”, comentou.

NÚMEROS – No ano de 2017 foram realizados 13.517 procedimentos administrativos no ambiente digital, gerando uma economia de R$587.989,50. Já em 2018 o número de procedimentos no meio digital subiu para 20.133, totalizando R$875.785,50 de economia. No primeiro semestre de 2019 foram feitos 14.310 procedimentos em modo digital, gerando a economia de R$622.485,00.

BOLETIM OFICIAL – No começo deste mês, a prefeitura encaminhou para a Câmara Municipal um Projeto de Lei para a digitalização total do Boletim Oficial ainda para este ano. Já é possível consultar o documento no site da prefeitura, desde as edições do ano de 2004 até a mais atual.

HOLERITES – A Prefeitura de Jacareí também digitalizou os holerites (demonstrativos de pagamento). A iniciativa sustentável, que teve início no mês de abril, vai gerar uma economia de R$40 mil por ano aos cofres públicos.

A administração realizava, em média, a impressão de 60 mil folhas por ano para a distribuição dos holerites físicos. Entre 2014 até maio de 2019, a Prefeitura gastou diretamente R$ 199.271,05.

A partir de abril deste ano o custo direto caiu para zero, liberando aos cofres públicos aproximadamente R$ 40 mil por ano. O montante que será direcionado para outras atividades de interesse público.