Prefeitura de Jacareí publica licitação para projeto de intervenção do Córrego do Tanquinho

Projeto contempla obras de macrodrenagem, construção do Parque Linear e interligação das avenidas Humberto de Alencar Castelo Branco e Lucas Nogueira Garcez

Os moradores da região do Rio Abaixo, Vila Ita, Jardim Emília e Terras da Conceição não sofrerão mais com os problemas de enchentes no período de chuvas. Para atender de vez as reivindicações daquela comunidade, a Prefeitura de Jacareí lançou a licitação de elaboração do projeto executivo viário de macrodrenagem (canalização) e urbanização da orla do Córrego do Tanquinho.

O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) também está executando uma nova etapa da obra de drenagem do Jardim Emília, para implantação de galerias de águas pluviais na Avenida Presidente Humberto Castelo Branco, próximo à rua Mississipi – Jardim Flórida. Essa é a primeira fase de uma obra importante, que também visa eliminar as enchentes no Jardim Emília, em prol da qualidade de vida da população e valorização dos imóveis, com investimento na ordem de R$ 2.039.437,76.

As desapropriações e a licitação da obra para execução do projeto de macrodrenagem do Córrego do Tanquinho, construção do Parque Linear e interligação das avenidas estão previstas para o ano que vem. Os investimentos estão previstos em mais de R$ 1 milhão, de recursos próprios, para início de obras em 2020.  O secretário de Governo, Celso Florêncio explica: “A calha natural naquele local é insuficiente para combinar a vazão das águas coletadas pelos sistemas de drenagem dos bairros Jardim Emília, Vila Ita e Terras da Conceição. Serão ainda recuperadas as APPs (Áreas de Preservação Permanente)”, destaca o secretário.

A macrodrenagem propicia as condições adequadas de escoamento das vazões de cheia através do aumento da condutividade hidráulica do curso d’água. O objetivo da administração municipal é oferecer mais segurança e conforto para as comunidades lindeiras, garantindo a funcionalidade das vias urbanas e minimizando os impactos negativos sobre o meio ambiente por meio da estabilização dos taludes suscetíveis à erosão e reflorestamento das margens, além de conferir maior durabilidade e segurança da própria estrutura hidráulica”, informa Celso Florêncio.

Além da macrodrenagem, o projeto contará com obras viárias e um parque linear. A partir do Rio Paraíba do Sul, será feito um eixo que ligará as avenidas Humberto de Alencar Castelo Branco a Lucas Nogueira Garcez em uma extensão de 2,2 quilômetros (interligação Leste-Oeste).

A proposta da interligação das avenidas é atender aos objetivos pretendidos de alívio das vias centrais e o menor tempo de deslocamento entre regiões opostas, além de alavancar a expansão urbana e o desenvolvimento econômico da região consoante ao potencial da área, haja vista a proximidade e facilidade de acesso à Via Dutra. “Atualmente, um loteamento empresarial já está em construção nesta região, demonstrando a vocação do local, e criando parte da infraestrutura necessária neste eixo”, esclarece o secretário.

Já o parque linear será voltado a práticas ambientais e esportivas, com destaque para as atividades paraolímpicas (adaptados para deficientes físicos). Localizado na região Oeste, o parque com 14.000 m² propõe aliar preservação, incentivo ao esporte e inclusão social. Os equipamentos previstos são: quadras para squash, tênis, basquete 3X3, tênis de mesa, pista de salto e de corrida 100m rasos, voleibol sentado e bocha, voleibol/golbol, futebol society e academia ao ar livre.

Boletim Oficial – A macrodrenagem do Córrego do Tanquinho teve o edital para contratação de empresa especializada publicado no Boletim Oficial do Município da última sexta-feira (09). As obras estão sendo licitadas aos moldes internacionais com publicações de grande circulação e enviadas para 19 embaixadas.

A macrodrenagem da malha urbana cortada por afluentes do Rio Paraíba do Sul do Córrego do Tanquinho também faz parte do pacote de obras do Programa de Desenvolvimento Urbano e Social de Jacareí, que tem como objetivo geral a melhoria da mobilidade e da infraestrutura urbana e a revitalização de áreas públicas, impulsionando o desenvolvimento econômico e socioambiental.

Com a conclusão do financiamento da CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), estes valores serão reembolsados para a administração municipal.

(Marta Fernandes/PMJ)