Prefeitura de Jacareí pede apoio de Ministro da Saúde por demandas da área

Na tarde da última segunda-feira (18), a secretária de Saúde, Rosana Gravena, aproveitou a presença do ministro da Saúde, Ricardo Barros, em São José dos Campos, para encaminhar uma série de solicitações para a saúde de Jacareí.

As demandas foram divididas entre a Secretaria de Saúde, a Santa Casa de Misericórdia e o Hospital São Francisco de Assis.  Barros visitou o Hospital Municipal de São José dos Campos para anunciar novos convênios para a região.

Estiveram presentes na solenidade a senadora da república, Marta Suplicy (PMDB), a superintendente da Santa Casa de Jacareí, Elisete Sgorlon, além de deputados e prefeitos da região.

Demandas – Os documentos encaminhados diretamente pela Secretaria de Saúde pediram a liberação de repasses para a construção da Unidade Básica de Saúde do Rio Comprido e o apoio federal para a instalação de uma unidade de atenção especializada em oftalmologia de média complexidade.

Para que a Santa Casa de Misericórdia possa celebrar convênios, receber repasses e realizar parcerias com governo federal, estadual e outras entidades, foi solicitado agilidade na recuperação do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social na Área de Saúde (CEBAS).

Em prol do Hospital São Francisco de Assis, a secretária entregou ao ministro ofício para agilizar o plano de expansão para um novo serviço de radioterapia no hospital, que pretende iniciar suas obras no início de 2018, e a liberação de recursos para projetos relacionados à oncologia, com objetivo de participar do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON).

Entregamos ao ministro demandas de uma tríade que sustenta a saúde pública no município. Temos que aproveitar todas as oportunidades de conseguir apoio para Jacareí. Quem não é visto, não é lembrado. Por isso, vamos continuar em cima e trabalhar para fortalecer nossos serviços de saúde”, afirmou Rosana Gravena, secretária de Saúde.

(Guilherme Mendicelli/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)