Prefeitura de Jacareí assina convênio com USP para bolsas de estudo

Na manhã desta segunda-feira (03), durante reunião realizada na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), foi assinado convênio entre a Prefeitura de Jacareí e a universidade que permite que o município ofereça bolsa de estágios para estudantes da USP que decidam utilizar Jacareí como tema de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e Pesquisas Acadêmicas.

Participaram da reunião o prefeito de Jacareí, Izaias Santana; a professora doutora e vice-diretora do campus, Neli Thery; além do secretário de Governo, Celso Florêncio, e Eduardo Caldas, professor doutor do curso de Gestão Pública.

A regulamentação para realização de convênios como este, entre a Prefeitura e Instituições de Ensino Superior para esses fins, foi publicada através de decreto municipal, no último Boletim Oficial, do dia 30 de junho de 2017.

Serão oferecidas, por ano, 15 bolsas para TCC e 15 bolsas para projetos de pesquisa, exclusivamente para alunos da USP. Poderão se inscrever alunos a partir do terceiro semestre de curso que proponham, obrigatoriamente, trabalhos com tema relacionado à gestão pública de Jacareí, diagnosticando determinada situação e propondo possíveis soluções para as questões encontradas na área de estudo.

“Essa iniciativa é de grande importância, pois permite que nossos alunos atuem diretamente em uma administração pública, servindo como um laboratório muito eficaz para a sua formação”, celebra Nely Therry.

O valor da bolsa para projetos e pesquisas será equivalente ao valor da bolsa oferecida aos estagiários de nível superior da Prefeitura, no valor de R$ 756,96.

Apesar de terem prioridade alunos que são de Jacareí, do Vale do Paraíba ou de cidades próximas e que cursam algum curso da EACH/USP, as propostas serão analisadas por uma comissão composta por membros da universidade e da Secretaria de Governo de Jacareí, que vai considerar a relevância do tema de estudo proposto.

“O objetivo é melhorar e aprimorar a gestão pública municipal, fazendo com que soluções sejam pensadas e pesquisadas cientificamente por estudantes da área, além de oferecermos para eles a experiência de atuação na prática”, explica o prefeito.

Após os trabalhos de pesquisa serem concluídos, eles vão para um “Banco de Projetos” da administração municipal, que pode implantá-los ou não, de acordo com os resultados apresentados.

A EACH/USP oferece cursos de Educação Física e Saúde, Ciências da Natureza, Gerontologia, Gestão Ambiental, Gestão de Políticas Públicas, Lazer e Turismo, Marketing, Obstetrícia, Sistemas de Informação e Têxtil e Moda. Alunos de todos os cursos da EACH/USP poderão se candidatar às bolsas

A prefeitura prevê, ainda, ampliar o número de bolsas para atender outras instituições de ensino conveniadas, como é o caso do IFSP.

“Estamos abertos a todos os tipos de parceria que venham a contribuir com a cidade, sejam elas com instituições públicas ou privadas”, reforça Celso Florêncio, secretário de Governo.

(Guilherme Mendicelli/PMJ – Foto: Divulgação/PMJ)