Prefeitura assina acordo de cooperação com Instituto Federal São Paulo

O prefeito Izaias Santana recebeu durante audiência em seu gabinete, na tarde da última quinta-feira (22), o reitor do Instituto Federal São Paulo (IFSP), Eduardo Antônio Modena, para assinatura de um acordo de cooperação técnico-educativo entre o IFSP e a Prefeitura de Jacareí.

Também participaram da reunião o diretor do campus de Jacareí, Wagner Ferraz Castro, e o secretário de Governo, Celso Florêncio.

O objetivo do acordo é viabilizar ampla cooperação entre as instituições e intercâmbio científico e tecnológico, abrangendo atividades de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento, formação e qualificação de recursos humanos.

“Estaremos sempre dispostos a investir na educação de nossos munícipes e servidores públicos. Os frutos serão colhidos por toda a cidade, principalmente na prestação de serviços públicos com mais qualidade”, afirma o prefeito sobre a parceria.

Entre as primeiras ações da parceria, a Prefeitura se ofereceu para arcar com as despesas da merenda do IFSP para os alunos que frequentam o curso em tempo integral, que abrange a realização do Ensino Médio com o Curso Técnico em Administração. Atualmente, os alunos precisam levar sua própria refeição ou utilizar a cantina do instituto. O projeto que autoriza o executivo a bancar a merenda será votado na próxima quarta-feira (28), pelos vereadores municipais.

“Essa parceria visa não apenas cuidar de uma melhor formação para nossos alunos, que terão como base problemas reais na sua formação, mas, mais que isso, cumprir o papel de uma escola com vocação técnica de fomentar o desenvolvimento regional, via o município de cada campus”, celebra Eduardo Modena.

Neste primeiro momento, o IFSP oferecerá cursos de capacitação para professores da rede básica de educação do município e cursos para aperfeiçoar as competências dos servidores públicos municipais. O primeiro curso será sobre Gerenciamento de Projetos, previsto para os próximos meses.

“Esse é só o primeiro passo de uma série de ações que visa beneficiar a educação e o município”, complementa Celso Florêncio.

Para nós, do campus de Jacareí e toda comunidade, é um ganho fantástico realizar uma parceria com uma prefeitura que tenha uma postura inovadora e que demonstra que tem visão da importância da educação para o município”, comemora Wagner Castro, diretor do campus de Jacareí.

(Guilherme Mendicelli/PMJ)