Prefeitura apresenta projeto Bem Morar que reformará casas de famílias de baixa renda

O prefeito de Jacareí, Izaias Santana, apresentou na tarde de quarta-feira (10), o projeto “Bem Morar”, que tem o objetivo de realizar reformas de baixo custo e de rápida execução em moradias de famílias de baixa renda por meio de parceiras entre a iniciativa privada e entidades sociais. O evento, realizado no auditório da prefeitura, contou com a presença de líderes religiosos e representantes de entidades assistenciais do município. Na semana passada, o projeto foi apresentado para profissionais da área de engenharia, arquitetura e construtoras sediadas em Jacareí.

O público-alvo do projeto são famílias com renda de até três salários mínimos que residam em imóveis próprios e regularizados e que possuam problemas de salubridade e segurança.

De acordo com o prefeito Izaias Santana, o propósito do projeto é trazer melhoria nas condições de moradia. “Com essa iniciativa, buscamos proporcionar maior qualidade de vida, conforto e segurança para os que mais precisam”, afirmou.

O projeto funcionará da seguinte maneira: a Fundação Pró-Lar disponibilizará a verba de R$ 1 milhão para a execução do projeto. A partir disso, as empresas parceiras ficarão responsáveis pela compra dos materiais para as reformas e viabilizarão os projetos por meio de funcionários capacitados (engenheiros e arquitetos), que estarão responsáveis pelas obras. Já as entidades ajudarão a selecionar as famílias beneficiadas e recrutarão voluntários para a realização das reformas.

Atualmente, a Secrbem morar2etaria de Assistência Social tem 14.857 famílias cadastradas que se encaixam nos requisitos do projeto, que possuem casa própria e vivem com uma renda mensal de até três salários mínimos.

A fase de execução do projeto tem previsão de início em agosto. O bairro piloto a ser atendido será o Jardim do Vale, local onde 46 famílias estão sendo sondadas para receber o benefício.

Nos próximos meses, a Fundação Pró-Lar e a Secretaria de Assistência Social estarão em contato com as famílias, empresas e entidades, realizando reuniões para dar início ao projeto.

A Fundação Pró-Lar também está realizando cadastro de entidades para participar do projeto. Os interessados devem se dirigir a sede da Fundação, localizada na Rua José Bonifácio, 37, Centro.

(Jader Fernandes/PMJ Foto: Luiz Cepinho/PMJ)