Prefeitura adere a Programa de Incentivo e amplia equipes de combate ao Aedes aegypti

Funcionários da Vigilância à Saúde vistoriam residências. Crédito: Valter Pereira/PMJ

A Prefeitura aderiu ao Programa de Incentivo SS9, que permite o repasse de R$ 120 por dia de trabalho a agentes de saúde para atuar nas ações de combate ao Aedes aegypti no município. Com esse apoio, a prefeitura ampliará as equipes que localizam e eliminam os focos do mosquito.

O repasse é feito pelo Governo do Estado e, com a adesão ao Programa de Incentivo, as ações de combate aos criadouros do mosquito serão intensificadas com o aumento de 33 novos agentes. Esses agentes vão trabalhar aos sábados em mutirões que fazem vistorias nos imóveis residenciais nos bairros, também conhecido como casa a casa. A primeira ação dos 33 agentes de saúde será feita neste sábado (5) no subdistrito do Parque Meia Lua.

Atualmente, a Vigilância à Saúde conta com um corpo fixo de 45 agentes de controle de zoonoses, que atuam no monitoramento constante de criadouros do mosquito Aedes aegypti, em vistorias de imóveis, tanto residenciais como industriais, comerciais e terrenos sem edificações, e outras atividades de controle de zoonoses.

No combate à Dengue, Zika e Chikungunya também atuam 15 agentes de saúde, cedidos pela Secretaria de Saúde ao Departamento de Vigilância à Saúde, para ações de divulgação de informações e alertas à população que são realizadas em locais de grande circulação de pessoas, como o Mercado Municipal, realizadas nos finais de semana.

Com os 33 novos agentes de saúde, as equipes de vistoria que fazem as operações casa a casa terão em média 50 pessoas que vão percorrer a cada sábado um bairro. A adesão ao Programa de Incentivo SS9 tem validade até o dia 30 de abril e poderá ser prorrogada.

Mutirão – O trabalho dos agentes no combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti consiste em vistorias nas casas para checar locais e recipientes que possam servir como criadouros do mosquito, no estímulo à retirada de materiais inservíveis, no recolhimento e eliminação de recipientes que possam acumular água, bem como orientação aos moradores sobre a necessidade de realizar vistorias pelo menos uma vez por semana.

“Nossas equipes serão reforçadas e vamos intensificar as ações de vistorias nos bairros, mas é sempre necessário ressaltar que temos que ter conscientização e a participação de todos no combate ao mosquito”, afirma a diretora interina do Departamento de Vigilância à Saúde, Débora Andrade Rodrigues.

Amanhã (4), no Colégio Maria Imaculada a Vigilância à Saúde promove uma palestra para 180 alunos sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti.

(Secretaria de Comunicação/PMJ)