Prefeito apresenta demandas da saúde em reunião em SP

O prefeito de Jacareí, Izaias Santana e a secretária municipal de Saúde, Rosana Gravena estiveram em São Paulo na tarde da última terça-feira (3), para apresentar as demandas da saúde que competem ao Governo do Estado.

O encontro foi intermediado pelo deputado estadual André do Prado (PR) e aconteceu na sede da Secretaria de Estado da Saúde, com o secretário da pasta, Marco Antônio Zago.

Na oportunidade, os representantes de Jacareí apresentaram dados a respeito do setor de oncologia no município que, atualmente, apresenta déficit de R$ 101 mil por mês.

Também foi apresentada a demanda de oftalmologia de média e alta complexidade, que hoje possui 267 pacientes aguardando procedimentos de alta complexidade, sendo que o Hospital Regional do Vale do Paraíba, em São José dos Campos, responsável por atender esta demanda, possui apenas duas vagas por mês.

Além disso, outros 632 pacientes aguardam procedimentos de média complexidade, tais como: entrópio, ectrópio e cisto na pálpebra.

“A preocupação é de que a população de Jacareí seja atendida e que o Estado assuma o teto extra, que no ano passado foi inteiro subsidiado pelo município. Além disso, esperamos que o Estado leve para a nossa cidade a boa experiência que teve em São Paulo, no que diz respeito ao cumprimento das liminares na área da saúde”, comentou o prefeito.

MUTIRÕES – Apesar dos números de espera na área de oftalmologia, a Prefeitura de Jacareí conseguiu reduzir a demanda reprimida com recursos próprios no mutirão realizado em 2017.  A partir dele, foi possível reduzir em 51% a fila para realização de exames, que tinha em janeiro 24.184 procedimentos pendentes e fecha o ano com 12.301 no aguardo, considerando, inclusive, as demandas para exames geradas no decorrer de 2017. Sem contar a normalização dos exames laboratoriais, que iniciou o ano conseguindo cumprir apenas 20% da capacidade total e tinha, em média, 60 mil exames pendentes.

(Carolina Xavier e Victor Copola/PMJ – Foto: Divulgação)