Praças recebem bloquetes feitos em Usina de Resíduos

Escutar áudio do texto

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Usina de Reciclagem de Resíduos de Construção Civil da Secretaria de Meio Ambiente, conseguiu este ano fabricar 398 mil bloquetes, sendo que 377 mil foram utilizados em três praças, a 22 de Abril, a Júlio Mesquita e a Soldado Constitucionalista.

No ano de 2018, o município fabricou aproximadamente 300 mil bloquetes, com material proveniente da Usina, que foram utilizados para pavimentação do Cemitério Jardim da Paz (Parque Santo Antônio). A Usina recolheu dos materiais entregues nos LEVs pela população, o equivalente a 8 mil toneladas de resíduos, tanto em 2018 como em 2019.

O objetivo da usina é promover a redução, reutilização e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos, como estabelece a Lei Federal no. 12.305/2010. O processo consiste em triturar e reutilizar os resíduos de construção.

“O objetivo da usina é a destinação adequada dos entulhos da construção civil gerados pelos munícipes e aqueles gerados nas obras públicas, através de sua reutilização para fabricação de blocos intertravados (ou bloquetes) e cobertura nas vias não pavimentadas do município.”

Esses resíduos por sua vez devem pertencer a Classe A de resíduos sólidos da Construção Civil, que são provenientes de construções, reformas, reparos ou demolições de obras de construção civil, definidos como classe “A” pela resolução CONAMA no. 307/2002, na qual incluem-se tijolos, blocos cerâmicos, concreto em geral, agregados pétreos, argamassas, telhas, camadas asfálticas de pavimentos e outros, adequados à execução de camadas de reforço do subleito, sub-base e base, bem como camada de revestimento primário.

Os materiais são triturados e transformados em agregados de diferentes granulometrias para o reuso em pavimentações, aterros, estradas rurais e fabricação de bloquetes / piso intertravado utilizados para pavimentação de praças e cemitérios.

A Secretaria de Meio Ambiente destaca que o gesso que é considerado Classe B, e não pode ser processado na Usina. Conforme item contratual celebrado com a Concessão Ambiental Jacareí, a Usina tem capacidade mensal de recebimento de 1.000 Ton. /Mês.