A Secretaria de Planejamento deu início, na última terça-feira (9), às audiências públicas para discussão do Plano Diretor no município.

O evento aconteceu na EMEF Prof.ª Maria Regina Cachuté e reuniu cerca de 40 pessoas, entre elas a secretária de Planejamento Rosa Sasaki e o vice-prefeito Edgard Sasaki.

Em seu discurso de abertura, a secretária comentou sobre a importância da população neste processo. “Nosso objetivo é manter o crescimento da nossa cidade, focando em um desenvolvimento sustentável. Para isso, a presença e o envolvimento da população é fundamental”, comentou.

Segundo a pasta, as audiências serão realizadas em vários bairros da cidade, visando a atualização da lei. No site da prefeitura está disponível para consulta, a Cartilha do Plano Diretor, com orientações sobre as propostas em discussão.

Confira aqui as próximas datas, regiões, endereços, os horários, e programe-se:
16/10 – região Leste – EMEI Prof. Antônio Lellis Vieira
Avenida Dr. João Vitor Lamanna, 22, Parque Califórnia – 19h – 21h
18/10 – região Sul – EducaMais Jardim Paraíso
Avenida Lourenço Nogueira, 211, Jardim Paraíso – 19h – 21h
20/10 – Rural Sul – EMEIF Prof. Jorge Vieira da Silva
Estrada do Varadouro, 87, Varadouro – 9h -11h
23/10 – Rural Norte – EMEIF Prof. Tarcísio Francisco Barbosa
Rua dos Professores, 120, Primeiro de Maio – 19h – 21h
25/10 – região Central – EMEF Barão de Jacareí
Praça Independência, 369, São João – 19h – 21h
27/10 – região Norte – EMEF Prof.ª Beatriz Junqueira da Silva Santos
Avenida Alcides Arnaldo Taino, 1240, Parque Meia-Lua – 9h – 11h
30/10 – região Central – Câmara de Vereadores
Praça dos Três Poderes, 74, Centro – 19h-21h.

Plano Diretor – O Plano Diretor de Ordenamento Territorial é a lei municipal que orienta como a cidade vai crescer, incluindo o seu desenvolvimento social, econômico e ambiental, de maneira equilibrada e sempre considerando as necessidades e desejos dos cidadãos. O objetivo é garantir o bem-estar da população em sua moradia, trabalho, transporte, segurança, saúde, educação, lazer, qualidade ambiental, cultura, entre outros.
Como a cidade e as pessoas que nela habitam estão sempre mudando e se desenvolvendo, é necessário também que a lei do Plano Diretor seja revista periodicamente, com o objetivo de readequar as propostas às novas realidades.
Essa revisão é um compromisso coletivo que deve ser firmado entre o Poder Público (Prefeitura), a população e o setor privado (as empresas, entidades de maneira geral), que desejam melhorias para os bairros, regiões e a cidade como um todo.
Dúvidas, sugestões e propostas podem ser enviadas para o e-mail: [email protected] Toda a comunidade está convidada para participar das audiências públicas. Um volume impresso da Cartilha também se encontra disponível na Secretaria de Planejamento, localizada na Rua Lamartine Delamare, nº153, Centro, Jacareí.

(Victor Copola/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)