“Piscinões do Turi já estão prevenindo enchentes”, afirma Defesa Civil de Jacareí

Escutar áudio do texto

As obras dos Piscinões do Turi, em andamento, já estão prevenindo enchentes na região central, segundo representantes da Defesa Civil de Jacareí.
Isso porque, no final de semana dos dias 9 e 10 de novembro, choveu um acumulado de 50mm, quantidade que provavelmente causaria alagamentos na região central da cidade.
No entanto, segundo José Donizete Toledo, diretor da Defesa Civil, “há duas semanas, com quantidade de chuva que caiu, passamos pelos piscinões e vimos um resultado muito positivo. Os dois piscinões, já concretados, seguraram o volume de água, superando as nossas expectativas. Sabemos que os piscinões  ainda estão em processo de realização, mas já nos surpreendeu”.

Obras – As obras no Córrego do Turi estão em ritmo acelerado. As equipes estão trabalhando na criação de três bolsões, localizados nos bairros Jardim Pitoresco, Jardim do Marquês e Parque dos Príncipes, na região leste, com investimentos que superam os R$ 15 milhões.

O córrego do Turi é o principal afluente do Rio Paraíba que cruza a área urbana de Jacareí, passando por bairros adensados como a Siqueira Campos, Parque Itamaraty e Parque da Cidade, desaguando no Jardim Paraíba. O projeto, segundo os responsáveis pela obra, visa represar o córrego antes de ele chegar nestes pontos, para evitar que ele encha e alague estas regiões.