Patrulha do Guarda Amigo completa um ano com aprovação dos moradores

Há um ano a Secretaria de Defesa do Cidadão criava o programa Patrulha do Guarda Amigo, com o objetivo de aproximar o serviço da Guarda Civil Municipal (GCM) da comunidade, além de contribuir e garantir a segurança dos munícipes.

Para comemorar o primeiro ano da Patrulha do Guarda Amigo (PGM), a Gerência de Projetos de Ações de Prevenção, responsável pelo programa, planejou um evento especial para a manhã do próximo sábado (23), que reúne diversas atividades, entre elas, apresentação dos alunos do Projeto Tocando Futuro e homenagens aos guardas civis municipais, parceiros da rede municipal de educação e ao comando da 2ª Cia da Polícia Militar de Jacareí.

O evento começa às 9h na escola estadual Adherbal de Castro (Rua Hollywood, 30, Jardim Califórnia) e deve contar com a presença de autoridades e comunidade.

O programa teve início em maio na região do Jardim e Parque Califórnia. Na ocasião, um grupo de pouco mais de 25 pessoas foi o primeiro a aderir, voluntariamente, ao projeto. E hoje a experiência conta com mais de 100 famílias cadastradas.

Morador do Jardim Califórnia, o consultor imobiliário, Silvério Cruz Ferreira, afirma que notou “significativa” diminuição de ocorrências, desde que o bairro passou a receber o programa.  “Assaltos e roubos que vinham ocorrendo antes da patrulha diminuíram muito não só no bairro, mas na região. Isso é fato”, reforça.

Silvério foi um dos primeiros a aderir ao programa. Ele explica que para facilitar a comunicação entre a Guarda Civil e a comunidade, os moradores criaram um grupo de whatsapp para tratar “exclusivamente” de qualquer ação suspeita ou ocorrência. “E o mais importante é que o programa ajuda muito na prevenção, pois todo assunto que envolve a segurança é discutido no grupo e isso contribui para uma ação imediata da Secretaria de Segurança, que acompanha nossa comunicação”, diz.

Segundo o secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, Paulo Henrique Domingues, uma vez que o programa vem conquistando a confiança da comunidade, a ideia é ampliá-lo para outras regiões da cidade. “A adesão à iniciativa é espontânea e o intuito é a aproximação dos vizinhos resgatando a sensação de segurança por meio de ações preventivas e facilitadoras, sejam elas individuais ou coletivas, que contribuam para a atuação dos agentes de segurança do município”, ressalta o secretário.

A ‘Patrulha do Guarda Amigo’ conta tecnicamente com o apoio da Polícia Militar, que desenvolve o programa Vizinhança Solidária, cujo objetivo também é melhorar a segurança nos bairros e conta com a adesão de moradores.

(Rosana Antunes/PMJ – Foto: Cristina Reis/PMJ)