Palestra sobre Cidades Inteligentes abre oficialmente a ‘3ª Virada da Mobilidade’

Evento de abertura dá início às ações da Virada da Mobilidade no município

O EducaMais Jacareí recebeu na noite da última segunda-feira (16), na Sala Ariano Suassuna, mais de 500 pessoas para a abertura oficial da ‘3ª Virada a Mobilidade’, uma realização da Prefeitura Municipal de Jacareí por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana para reforçar a Semana Nacional do Trânsito.

O evento recebeu munícipes, alunos de instituições de ensino da cidade, representantes do Sentran e Detran, representantes do legislativo e da administração municipal e, o prefeito, Izaias Santana que em sua fala, parabenizou a organização do evento e reforçou o objetivo dos trabalhos relacionados à mobilidade urbana: “é necessário discutir uma gestão inteligente para um trânsito mais seguro, em que a vida das pessoas é valorizada”.

O secretário de Mobilidade Urbana, Edinho Guedes, apresentou aos presentes algumas das ações desenvolvidas pela pasta desde 2017. Destacou os dados sobre a redução no número de acidentes e óbitos nas vias municipais. Além das realizações da secretaria, como a instalação dos novos abrigos, a modernização semafórica e a implementação da nova fiscalização eletrônica.

O olhar do futuro é alinhar tecnologia com sustentabilidade para uma mobilidade urbana de qualidade para as pessoas. As cidades foram feitas para pessoas”, ressalta Edinho.

Em seguida, o urbanista Carlos Leitte, ministrou a palestra Cidades Inteligentes. Carlos é professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie, pesquisador convidado no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP), Diretor de Stuchi & Leite Projetos e Consultoria Urbana e, autor do livro Cidades Sustentáveis, Cidades Inteligentes.

Entre os assuntos abordados, Carlos trouxe novos paradigmas e novos hábitos para a mobilidade urbana do século XXI. “Almejamos que os municípios sejam as cidades dos três ‘C’: conectada, compacta e compartilhada”, conclui.

Ações paralelas

No estacionamento do Educamais, foi realizada uma exposição de um carro batido com o intuito de sensibilizar a população sobre acidentes no trânsito. Já as atividades da ‘3ª Virada da Mobilidade’ seguem até o dia 26. Confira a programação completa aqui.