‘Notificação Cidadã’ é premiada como um dos melhores programas de educação no trânsito do Estado de São Paulo

Escutar áudio do texto

Há 18 meses, os motoristas de Jacareí que respeitam as faixas de pedestres no município recebem em casa a ‘Notificação Cidadã’ ou a ‘Multa do Bem’, como ficou popularmente conhecida. A ação homenageia oficialmente os condutores que colaboram para a construção de uma cidade mais humana.

O projeto originalmente criado pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Jacareí foi premiado nesta quinta-feira (12), no 1º Encontro de Educação para o Trânsito, realizado no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo. O programa educativo foi escolhido entre as três melhores práticas de educação no trânsito, dentre as 645 cidades de todo o estado de São Paulo. 

De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Edinho Guedes, “a Notificação Cidadã gerou nos condutores de Jacareí uma atitude gentil e respeitosa no trânsito, criando gradualmente um ambiente mais humanizado e menos estressante, pela simples atitude de cada um. Estamos fazendo das vias da cidade, a extensão das nossas residências”, pontua.

REDUÇÃO DE INFRAÇÕES

Desde o início da ação, foram enviadas 1.086 notificações aos condutores que  respeitam as faixas de pedestres no município de Jacareí. A cidade registrou uma redução de 44% do número de infrações ao ato ilegal de “deixar de dar preferência de passagem a pedestre e a veículo não motorizado que se encontre na faixa a ele destinada“, de acordo com o Art. 214 inciso I, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Segundo dados da SEMOB, o pedestre é o modal mais frágil no trânsito e a segunda maior vítima de acidentes de trânsito em Jacareí e, grande parte dessas ocorrências acontece próximo das faixas de pedestres. “Com a ‘Notificação Cidadã’, utiliza-se o que a psicologia chama de “reforço positivo”, isto é, o elogio como sedimentador da mudança de comportamento”, conclui o secretário.