Merenda de Jacareí é referência para outras cidades

A merenda escolar de Jacareí vem sendo referência para outras cidades. Na última terça-feira (04) o município de Braúna/SP, representado pela secretária de Educação Patrícia Nery de Miranda, pelo secretário de Administração e Fazenda Gilmar Codo Baccaro e pelo procurador Rodrigo Duran Vidal, esteve na Secretaria Municipal de Educação para conhecer os contratos de terceirização da Alimentação Escolar, da prestação de serviço de limpeza e de transporte escolar.

O município de Braúna veio conhecer as informações sobre o edital destes contratos e as estratégias de fiscalização que Jacareí já possui para que também possa ser implementado naquela cidade. Algumas unidades escolares foram visitadas pela equipe.

O atual contrato da alimentação escolar em Jacareí possibilitou melhorias nas refeições dos alunos da rede municipal de ensino. O Setor de Nutrição da Secretaria Municipal de Educação promove a articulação de ações de alimentação e nutrição para constituir a escola como um ambiente propício à promoção da saúde.

Para isso, Jacareí está participando também da 2ª Edição da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional, promovida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Esta jornada tem o objetivo de incentivar o debate e a prática das ações de Educação Alimentar e Nutricional no ambiente escolar e dar visibilidade àquelas já desenvolvidas nas escolas públicas de educação básica, tendo como tema principal a promoção da alimentação saudável e a prevenção da obesidade infantil.

A escola participante desta Jornada é a EMEF Lamartine Delamare. Os alunos já aprenderam sobre os temas “Comida de verdade na escola” e “Alimentação adequada e saudável no currículo escolar”. Neste mês e em outubro, os alunos estudarão sobre “Propaganda e publicidade de alimentos para o público infantil” e “Envolvimento da família na alimentação escolar: vamos aprender juntos!”.

Há, ainda, um cronograma de atividades que todas as escolas municipais devem seguir de Educação Alimentar e Nutricional. No mês de setembro o tema proposto é “Preparações regionais saudáveis”, desenvolvido por professores capacitados.

Além disso, o Setor de Nutrição da Secretaria de Educação realiza avaliações antropométricas nos alunos, com aferição de peso e altura, visando analisar o estado nutricional. Dessa forma, o município de Jacareí segue cumprindo o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), determinado pela Resolução nº 26 de 17 de junho de 2013.

(Marta Fernandes/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)