‘Maio Amarelo’ tem programação especial por conscientização no trânsito em Jacareí

Escutar áudio do texto

Nós somos o trânsito” é o mote da programação especial que a Prefeitura de Jacareí, através da Secretaria de Mobilidade Urbana, criou para promover as ações do “Maio Amarelo”, que, neste mês, pretende chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo e propor ações que contribuam por um trânsito mais seguro.

A abertura oficial do Maio Amarelo será na próxima segunda-feira (07), às 19h30, com a palestra da especialista em Educação para o trânsito, Roberta Mantovani, no auditório da Câmara Municipal. A programação é aberta ao público em geral.

No total, serão quase 30 intervenções ao longo de 14 dias durante o mês de maio, entre palestras, blitzes educativas, ações em faixas de pedestres, bolsões de moto, ciclofaixas, pontes, treinamentos em empresas, atividades para crianças, simulador de direção e óculos de realidade virtual, ações educativas em bares e restaurantes, exposição dos trabalhos realizados por alunos da rede municipal, oficina para professores e ações em conjunto com a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Agentes de Trânsito e Polícia Rodoviária Federal e Estadual.

O secretário de Mobilidade Urbana, Edinho Guedes, ressalta a importância de discutir o tema com diversos setores da sociedade e o quanto a educação impacta nas melhorias, levando Jacareí ser referência estadual por um trânsito seguro. “Em 2017, com a criação da Secretaria de Mobilidade Urbana, passamos a pensar o trânsito com mais inteligência e melhoramos nossas estatísticas, graças, por exemplo, ao aumento de 400% de nossas ações de educação, conseguindo, consequentemente, reduzir em 48% o índice de mortes no trânsito na cidade”, conclui.

Guedes também enfatizou a importância da participação popular nessas ações. “O trânsito é feito de pessoas. Por isso, é de extrema importância discutir esses temas com todos, pois o mesmo que é responsável por um trânsito seguro, pode ser o responsável por oferecer riscos à vida e eventuais mortes”.

O amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito. Prédios públicos receberão iluminação amarela, ao longo do mês, em alusão às comemorações do mês e à adesão do município ao Movimento.

A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos para pensar, discutir e engajar todos em ações que aborde o trânsito com mais amplitude”, afirma o gerente de Educação no Trânsito, Jean Araújo.

Veja a programação completa: https://goo.gl/uPSM8g

(Guilherme Mendicelli/PMJ – Foto: Cristina Reis/PMJ)