Jacareí reduz 85% das multas por utilizar celular no trânsito em dois anos

Redução representa dados comparativos do primeiro quadrimestre de 2016, 2017 e 2018.

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Jacareí registrou a diminuição progressiva do número de multas por dirigir utilizando o telefone celular comparando o primeiro quadrimestre dos últimos três anos: 2016, 2017 e 2018.

No total, houve uma redução de 1442 infrações no primeiro quadrante de 2016 para 221 no mesmo período de 2018.

A redução se deve, principalmente, na intensificação das ações educativas no trânsito, que teve aumento de 400% no último ano.

Esse resultado prova, mais uma vez, que priorizar a educação no trânsito funciona. É o que estamos fazendo, para só em outro momento pensar na punição. Devemos educar e conscientizar as pessoas sobre suas responsabilidades no trânsito, pois qualquer deslize pode custar uma vida. Isso vai muito além de uma multa”, explica Edinho Guedes, secretário de Mobilidade Urbana.

Em 2017, comparado com 2016, a redução das multas foi de 72%, caindo as infrações de 1442 para 415.

Já de janeiro a abril de 2017 para o mesmo período de 2018, os dados reduziram ainda mais, em 47%, passando de 415 registros de multa para 221.

Resultados – Em 2017, a cidade reduziu em 48% o número de mortes no trânsito, reduziu 87,5% a morte de ciclistas, diminuiu 52% as multas do radar móvel, provando que os motoristas estão respeitando mais as velocidades indicadas nas vias, criou o bolsão para as motos nos semáforos, diminuiu 40% a circulação de caminhões no centro da cidade, além do aumento de 51% da malha cicloviária, com criação e revitalização de 8km de ciclovias e ciclo-faixas.

A maioria dos resultados positivos tem como principal determinante a intensificação dos trabalhos de educação no trânsito, com a realização de blitzes educativas, trabalho em escolas, audiências públicas, palestras, intervenções educativas em bares e restaurantes, ações em faixa de pedestre, entre outras.

(Guilherme Mendicelli/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)