Jacareí recebe atestado de ‘bom pagador’ do Tesouro Nacional

Escutar áudio do texto

A avaliação da cidade subiu de “C” para “A”, o melhor índice a ser alcançado. 

A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) avaliou Jacareí como um município bom pagador. A cidade recebeu nota “A” referente a capacidade de pagamento (Nota CAPAG).

A boa colocação é decisiva no processo de busca de empréstimos e de outras operações de crédito da União. Antes o município era avaliado com o índice “C”, o que dificultava a realização de tais procedimentos fiscais.

O cálculo da nota foi realizado por três indicadores: endividamento, poupança corrente e liquidez. Jacareí recebeu nota “A” nos três índices.

O indicador de endividamento foi calculado pela relação entre dívida consolidada bruta e receita corrente líquida. Já o índice de poupança corrente verificou se o município está poupando o suficiente para absorver um eventual crescimento das suas despesas. Por fim, o índice de liquidez verificou se a cidade tem um volume de recursos em caixa suficiente para honrar as obrigações financeiras.

De acordo com o secretário de Governo, Celso Florêncio, a administração tomou medidas para conseguir elevar o índice do município. “A elevação da nota da cidade é reflexo de uma gestão fiscal responsável, a qual possibilitará a retomada de investimentos no município”.

A aferição da capacidade de pagamento dos estados e municípios brasileiros neste formato é realizada de acordo com a nova sistemática instituída em novembro passado pela Portaria nº 501, do Ministério da Fazenda.

(Jader Fernandes/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)