Jacareí passa a integrar o Programa de Regionalização do Turismo

Em relatório disponibilizado pelo Ministério do Turismo, Jacareí foi incluído na categoria “Rios do Vale”, junto com outras dez cidades do Vale do Paraíba.

O relatório contemplou 432 municípios, divididos em 51 regiões turísticas apenas no Estado de São Paulo.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Amagai, a atividade turística é um dos principais focos da secretaria.

O programa foi promovido pelo Governo Federal e tem como objetivo incentivar o município, mesmo que não tenha uma clara vocação turística, a proporcionar atrativos turísticos aos visitantes.

Esse programa sofreu uma reformulação em 2013, quando foram definidos os eixos de atuação que orientam as ações de apoio à gestão, estruturação e promoção do turismo.

Margens do Rio: Vindo ao encontro desta notícia, o CEIVAP (Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Paraíba), órgão que atua na preservação do rio, já havia sinalizado a possibilidade de contratar uma empresa responsável pelo corte das capituvas, plantas aquáticas que se acumulam em locais como pontes e ameaçam as estruturas de pelo menos 12 cidades da região, totalizando R$3 milhões investidos.

As cidades do Vale do Paraíba seriam as primeiras a receber o serviço estendido em seguida a municípios de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

O prefeito de Jacareí, Izaias Santana, já assinou o acordo e a limpeza está prevista para o final de setembro.

(Victor Copola/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)