Jacareí passa a integrar o Programa de Regionalização do Turismo

Escutar áudio do texto

Em relatório disponibilizado pelo Ministério do Turismo, Jacareí foi incluído na categoria “Rios do Vale”, junto com outras dez cidades do Vale do Paraíba.

O relatório contemplou 432 municípios, divididos em 51 regiões turísticas apenas no Estado de São Paulo.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Amagai, a atividade turística é um dos principais focos da secretaria.

O programa foi promovido pelo Governo Federal e tem como objetivo incentivar o município, mesmo que não tenha uma clara vocação turística, a proporcionar atrativos turísticos aos visitantes.

Esse programa sofreu uma reformulação em 2013, quando foram definidos os eixos de atuação que orientam as ações de apoio à gestão, estruturação e promoção do turismo.

Margens do Rio: Vindo ao encontro desta notícia, o CEIVAP (Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Paraíba), órgão que atua na preservação do rio, já havia sinalizado a possibilidade de contratar uma empresa responsável pelo corte das capituvas, plantas aquáticas que se acumulam em locais como pontes e ameaçam as estruturas de pelo menos 12 cidades da região, totalizando R$3 milhões investidos.

As cidades do Vale do Paraíba seriam as primeiras a receber o serviço estendido em seguida a municípios de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

O prefeito de Jacareí, Izaias Santana, já assinou o acordo e a limpeza está prevista para o final de setembro.

(Victor Copola/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)