Jacareí leva cultura para a avenida durante o Desfile Cívico

No dia 7 de setembro de 1822, dom Pedro retornava de uma viagem e as margens do Rio Ipiranga encontrou um mensageiro que lhe levava cartas de Portugal, uma delas apontava dois caminhos: a obediência a Portugal ou a separação total da metrópole. Dom Pedro assim proclamou a Independência do Brasil com o famoso “Grito do Ipiranga”.

E a partir do século XIX o ‘Dia da Pátria’ começou a ser comemorado, onde milhares de pessoas se reúnem em avenidas na maioria dos municípios do Brasil para celebrar a Independência do País, com desfiles cívico-militares.

Em 2018 é celebrado o 196º ano da independência do Brasil.  Em Jacareí cerca de 10 mil pessoas se reuniram na Avenida Nove de Julho para prestigiar o Desfile Cívico do município que levou o tema “Jacareí Cidade Leitora”.

Para o prefeito de Jacareí, Izaias Santana, o desfile levou para a avenida um tema muito importante. “O desenvolvimento da capacidade pelo apreço à leitura como forma do ser humano evoluir, se conhecer e criar uma sociedade mais crítica e consciente dos seus direitos e dos seus deveres. Com certeza todas as secretarias e as entidades da sociedade civil se mobilizaram para fazer um desfile temático e muito importante para comemorarmos a Independência da Nação que nós estamos construindo”.

Mais de três mil pessoas desfilaram demonstrando o patriotismo e o orgulho de sua cidade ao som do Hino Nacional Brasileiro e do Hino de Jacareí, regidos pela Orquestra Sinfônica Jovem da cidade, que completa 40 anos.

A estudante, de oito anos, Giselly Santos Mainoth, assistiu pelo segundo ano o desfile. “Acho muito legal, adoro assistir os soldados e o bombeiro. Quero participar outras vezes, está lindo”.

Alunos e professores das escolas municipais e estaduais, secretarias e autarquias municipais e representantes de instituições apresentaram temas como: “Você costuma entrar nos livros?”, homenagem ao autor Lima Barreto e sua obra “O triste fim de Policarpo Quaresma”, “Toda pessoa merece um coração feliz” – projetos de leitura e valores e a importância da leitura com personagens do Monteiro Lobato, Contos e Fábula.

Segundo Maria Antônia do Carmo e Silva, estudante do colégio Carlos Porto, que desfilou como ‘Emília’, uma das principais personagens da obra infantil de Monteiro Lobato, é muito gratificante. “Amei o tema escolhido para o Desfile, ajuda a divulgar a cultura e incentivar a leitura”.

O Programa “Jacareí Cidade Leitora”, consiste numa diversidade de ações inovadoras que estimulam o prazer e o hábito pela leitura, uma responsabilidade social de contribuição ao desenvolvimento do município.

Participaram do desfile: Tiro de Guerra; Corpo de Bombeiros; Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão; Avibras; entidades Cepac (Associação Criança Especial de Pais Companheiros), JAM (Jacareí Ampara Menores) e Apajac (Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Jacareí); Casa Viva Vida; Secretaria Municipal de Educação com as coordenadoras e professoras do PVE (Parceria Votorantim pela Educação) e a participação dos alunos das EMEFs Adélia Monteiro, Aluísio do Amaral, Beatriz Junqueira, Maria Luiza Vasques, Presbítero, Tarcísio, Conceição, Ricardina, EJA; Secretarias de Esportes e Meio Ambiente; SAAE; Escolas Estaduais Coronel Carlos Porto e Adherbal de Castro; Instituto Iraci Veiga; Escoteiros; Ordem Demolay; Empreendorismo Rotary Clube Jacareí; Aventureiros; Desbravadores; Instituto de Santa Branca de Desenvolvimento Sustentável; Liga Jacareiense de Capoeira Juntos Somos Mais Fortes, Veículos antigos e Clube do Fusca.

110 anos da Biblioteca Municipal “Macedo Soares – Antes do desfile começar também foi realizada uma cerimônia em comemoração aos 110 anos da Biblioteca Municipal “Macedo Soares”, com o descerramento da placa comemorativa. Para marcar esse momento da história de Jacareí, o prefeito Izaias Santana, a secretária de Educação, Maria Thereza Ferreira Cyrino, o gerente de Bibliotecas, Bruno Vilagra e o bibliotecário, Luis Claudio Borges, descerraram a placa oficial.

A Biblioteca foi fundada pela Lei nº 33 de 8 de setembro de 1908 pelo então prefeito Antunes Costa, completando 110 anos de sua fundação em 2018, figurando entre as Bibliotecas Públicas mais antigas do Estado de São Paulo.

Programa Jacareí Cidade Leitora – Durante o mês de setembro e outubro o programa realizará diversas ações em comemoração ao aniversário da Biblioteca Municipal. Todas as Unidades Escolares da Rede Pública Municipal de Ensino receberão um acervo com 110 livros de literatura infantil. Ainda em setembro, acontecerão diversos eventos na própria Biblioteca Municipal. Já em outubro, entre os dias 19 e 21, será realizada a Feira Literária de Jacareí: 110 anos da Biblioteca Municipal, com a participação de escritores da cidade expondo e vendendo suas produções literárias.

(Luciana Valadares/PMJ – Fotos: Alex Brito/PMJ)