Jacareí leva a Matemática para a avenida durante o Desfile

Todos os anos a gente vem ver o Desfile”, disse Beatriz Roberto Montanini. Ela e toda a sua família, e cerca de 10 mil pessoas se reuniram no último sábado, 07 de setembro, na Avenida Nove de Julho, para prestigiar o Desfile Cívico que levou o tema “Matematicando Jacareí”, em comemoração a Independência do Brasil. Beatriz estava acompanhada das crianças Isabele Roberto da Silva e Luis Felipe Roberto da Silva, os dois com 10 anos. Luis Felipe desfilou pela Cepac: “Estava tudo muito legal”, falou. Já Isabele comentou que estava achando tudo muito “divertido”.

Para o prefeito de Jacareí, Izaias Santana, o desfile levou para a avenida um tema muito importante. “Trouxemos para a avenida a Matemática, mostrando para a cidade o que as crianças estão vivendo em sala de aula, aproveitando este dia tão importante para o país”, destacou.

A secretária municipal de Educação Maria Thereza Ferreira Cyrino explicou que toda a organização do evento foi feita para o projeto Matematicando. “Todos procuraram de uma forma ou de outra explorar o tema. Fiquei muito feliz com o resultado. Precisamos quebrar os paradigmas com a matemática. O que estamos aprendendo nas escolas trouxemos para a avenida”, ressaltou.

Cerca de três mil pessoas desfilaram demonstrando o patriotismo e o orgulho de sua cidade ao som do Hino Nacional Brasileiro e do Hino de Jacareí, regidos pela Orquestra Sinfônica Jovem da cidade. Alunos e professores das escolas municipais apresentaram temas como: “Os jogos e a sua relação com o aprendizado da Matemática” e “O Dominó Humano”.

O projeto “Matematicando Jacareí” é um eixo do Programa Jacareí Cidade Leitora, iniciado em 2018 nas escolas municipais. O tema vem sendo trabalhado desde o início do ano letivo de 2019 em todas as escolas, desde as Creches, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), totalizando 23.009 alunos. Tem como objetivo interligar o estudo da matemática com o cotidiano, proporcionando que o aluno perceba a presença da disciplina em tudo.

A solenidade contou com a participação de alunos e professores das escolas municipais e estaduais, além de representantes de instituições. Participaram do desfile: Tiro de Guerra, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão / projeto Tocando o Futuro I e II, Cepac, JAM, Apajac, Casa Viva Vida – Secretaria de Assistência Social, CAPS – Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Secretaria de Esportes e Recreação, Secretaria do Meio Ambiente – Proteção Animal, EE Benedicto Mauro dos Santos, EE Adherbal de Castro / Banda Fênix, Instituto Iraci Veiga, Instituto Santa Branca de Desenvolvimento Sustentável, Associação Esportiva Jacareí Rugby, Demolay Escoteiros, Liga Jacareiense de Capoeira, Rotary Club, SAAE, Veículos Antigos e Amigos Clube do Fusca.

Viaturas – A Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão foi a terceira a entrar na avenida. Quando as novas viaturas passaram pelo palanque das autoridades, o prefeito entregou uma chave simbólica, oficializando a entrega dos veículos, para ampliação do patrulhamento preventivo das ruas da cidade e na ronda escolar.

A Prefeitura de Jacareí está com investimento anual na locação de veículos/viaturas para a Guarda Civil Municipal, sendo: 04 Spin no valor anual de R$ 99.644,64 e 03 Ônix no valor anual de R$ 46.728,00. Para a Defesa Civil, 01 Montana, no valor anual de R$ 17.556,48. Já de doação da Câmara Municipal de Jacareí, a Guarda Civil Municipal recebeu 01 Sprinter (base móvel), no valor de R$ 71.201,04.