Jacareí apresenta ‘COI’ em consulta pública para cerca de 100 pessoas

O sistema de videomonitoramento, que deverá operar em Jacareí com objetivo de integrar frentes de segurança e mobilidade urbana por uma cidade mais segura e inteligente, foi apresentado para a população, na noite da última segunda-feira (23), durante consulta pública promovida pela Prefeitura de Jacareí.

Cerca de 100 pessoas participaram do evento, entre elas o prefeito Izaias Santana, o delegado seccional de Polícia de Jacareí, José Gonzaga Pereira da Silva Marques, e a comandante do CPI -I (Comando de Policiamento do Interior), coronel Eliane Nikoluk Scachetti.

Os detalhes de como vai funcionar o COI (Centro de Operações Integradas) foram apresentados pelos secretários de Segurança e Defesa do Cidadão, Paulo Henrique Domingues, e de Mobilidade Urbana, Edinho Guedes. Na sequência, o público teve a oportunidade de fazer questionamentos e sugestões a respeito do projeto.

É importante fazermos essa leitura geral antes de publicarmos o edital de licitação. Pois se houver necessidade de fazer alguma alteração, conforme as sugestões, não vai prejudicar a licitação”, declarou o secretário Domingues.

Para a instalação do sistema serão adquiridos 68 km de cabos de fibra ótica, um dos mais modernos equipamentos, que segundo o secretário de Segurança, poderão ser utilizados para integrar outros serviços de monitoramento em escolas e unidades de saúde, por exemplo.

Inicialmente, o sistema vai operar com 116 câmeras, incluindo tecnologia de zoom com alcance nítido de cerca de 2 km, distribuídas em pontos estratégicos da cidade, que foram definidos após estudos e análises com dados de criminalidade e acidentes, como também o monitoramento de todos acessos à cidade.

As imagens capturadas serão compartilhadas com as polícias Militar e Civil e contará com transmissão imediata para tablets que guarnecerão as viaturas da Guarda Civil e a Diretoria de Trânsito.

Paulo Henrique explicou que além da segurança, o sistema pode beneficiar outras áreas.  “O cabeamento de fibra óptica pode melhorar o acesso à tecnologia digital em escolas, por exemplo. Enquanto que, no caso de um acidente, as imagens capturadas pelas câmeras podem ajudar os agentes de trânsito a orientar um desvio ou contribuir com a chegada do socorro”, explicou.

O COI foi pensado também com foco na diminuição de acidentes e preservação da vida humana. Poderemos monitorar os pontos mais vulneráveis de trânsito na cidade e propor soluções com mais agilidade para não prejudicar nossos munícipes”, explica Edinho Guedes, secretário de Mobilidade Urbana.

A comandante do CPI, coronel Eliane Nikoluk Scachetti, lembrou que o prefeito Izaias, antes de assumir a Prefeitura de Jacareí, procurou o Comando da PM para buscar para construir a política de segurança do município.

Quero parabenizar Jacareí pela implantação do COI, que consiste em duas vantagens. A primeira é porque se trata do uso de softwares inteligentes para armazenamento de banco de dados. E o segundo é que permite o trabalho em rede, entre várias secretarias, vários órgãos, como o COPOM (Central de Operações Militares). Essa junção amplia muito a capacidade de ação e respostas das polícias”, avaliou a coronel Nikoluk.

O presidente do CONSEG (Conselho de Segurança) José Divino Ribeiro também aprovou o projeto. “É um sonho do CONSEG que está virando realidade. Fiquei muito feliz com o que foi apresentado hoje”, comentou ao se referir à consulta pública.

Consulta online – Os pedidos de esclarecimentos e sugestões para a implantação do COI ainda podem ser encaminhados por e-mail ([email protected]) até 11 de maio de 2018, desde que tenha a devida identificação (nome, telefone, e-mail e endereço).

(Rosana Antunes/PMJ – Fotos: Alex Brito/PMJ)