Idosos de Jacareí são vacinados em casa na primeira semana da Campanha de Vacinação contra a Influenza

Escutar áudio do texto

O objetivo é realizar a vacinação domiciliar de todos os idosos do munícipio, para que eles não circulem pelas Unidades de Saúde

Campanha de Vacinação contra a Influenza, em Jacareí, iniciou-se na última segunda-feira (23). As equipes das Unidades Básicas de Saúde compostas por um auxiliar de enfermagem e um Agente Comunitário de Saúde (ACS), foram até as casas dos idosos do município para vaciná-los.

Nesta primeira etapa da campanha, que vai até o dia 13 de abril, estão sendo seguidas as normas de segurança para o fortalecimento da imunidade diante das medidas de prevenção ao novo Coronavírus (COVID-19), evitando, assim, a circulação dos pacientes com mais de 60 anos (considerados de risco) nas Unidades de Saúde do município.

Todas as regiões estão sendo alcançadas, inclusive a zona rural. Na UMSF Pagador Andrade, que abrange os bairros do Pagador Andrade, Rio Abaixo, Remedinho, Paratei e Lambari, por exemplo, mais de metade dos idosos cadastrados na unidade já estão protegidos contra os vírus que causam a gripe (Influenza A-H1N1, Influenza A-H3N2 e Influenza B).

Com 82 anos, Angelino dos Santos Gama aguardava ansioso a visita da equipe do ‘Saúde da Família’ para a vacinação. “Essa idade precisa de cuidados redobrados e não é porque eu moro afastado da cidade, que eu não tenho que me cuidar. Preciso proteger minha família também”, disse o morador do bairro Lambari.

Já o José Freitas de Carvalho, de 74 anos, além de ficar contente pela vacina, não deixou de elogiar o trabalho dos profissionais da Saúde. “Gosto muito quando eles vêm aqui em casa e cuidam da gente. Queria oferecer um café, mas com esse tal de Coronavírus hoje não vai dar”, compartilhou.

O objetivo é que até o final da campanha, mais de 23 mil idosos do município sejam vacinados. Os que não são inscritos no Sistema Único de Saúde (SUS) podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones 3953-7375, 3951-0112 e 3952-2886.