Horta no Viveiro ajuda no tratamento de pacientes do Caps AD III

Os pacientes atendidos pelo Caps (Centros de Atenção Psicossocial) AD III Portas Abertas (Jardim Leonídia) estão participando de um grupo quinzenal de Oficina de Paisagismo e Jardinagem “Somos Sementes, Flores e Frutos”, no Viveiro Municipal “Seu Moura”.

Essa iniciativa constitui na plantação e manutenção de uma pequena horta instalada naquele espaço. Para a responsável pelo projeto, a técnica de enfermagem Patrícia dos Santos, o paisagismo e a jardinagem são atividades extremamente relaxantes e podem trazer diversos benefícios à saúde mental. “Para início de conversa, ela ajuda a diluir preocupações e frustrações do dia a dia, à medida que canaliza a atenção para algo que dá prazer. Alivia o estresse. Um recente estudo mostrou que a jardinagem pode ser mais relaxante do que várias outras formas de lazer”, explica a responsável.

A técnica destaca ainda que “a jardinagem se torna prazerosa desde quando inicia o processo do planejamento das plantações até seu ato final, com a colheita ou a primeira muda, fazendo com que o paciente veja que depois de anos foi ele quem plantou aquela árvore, que ele faz parte daquele projeto ou simplesmente ver na mesa suas hortaliças sendo consumidas por ele próprio”.

Atualmente são atendidos no centro 540 pacientes dependentes de álcool e outras drogas. “A procura desta oficina é grande, com a participação de vários pacientes na faixa etária de 40 a 70 anos. Estes pacientes viveram muito tempo em área rural, e por algum motivo acabaram se envolvendo com álcool ou drogas. Venho observando que eles ficam alegres e bem participativos quanto a questão de plantar, mexer na terra ou simplesmente regar as plantas. Ficam felizes com o progresso da horta”, disse.

As próximas visitas, que têm duração de três horas, serão realizadas nos dias 13, 27 e 11 de dezembro. Sempre contam com a presença de um técnico, responsável pelo grupo. A recepção do evento é do gerente do Viveiro Marcos Avlis, que apresenta o espaço para o grupo. Os participantes podem ainda conhecer o local e fazer trilhas. O Viveiro Municipal fica localizado na Estrada Teófilo Teodoro Resende, 39, no Campo Grande, a cinco minutos do centro, tel. 3953-3917.

(Marta Fernandes/PMJ – Fotos: Divulgação)