Grávida curte ‘dia de beleza’, som de violino e natureza em projeto da UMSF do Meia-Lua

“É muito gostoso ser lembrada e prestigiada neste momento. Achei tudo maravilhoso. Foi um presente muito importante para a minha vida”. Foi assim que a gestante Pâmela Giovana Macanoni, de 20 anos, descreveu seu “Dia de Beleza”, oferecido pela UMSF (Unidade de Saúde da Família), na última segunda-feira (03), no Viveiro Municipal “Seu Moura”, como prêmio pela participação de todos os benefícios do Pré-natal.

Pâmela está esperando seu primeiro bebê, o menino Heitor, que foi embalado pelo som de um violino, em meio à natureza. “Nem toda grávida tem condições de ter um dia desses. O projeto precisa continuar, para incentivar as gestantes a se cuidarem neste período. São duas vidas”, destaca a futura mãe, agradecendo a equipe da UMSF e voluntários. “Todos são muito atenciosos”, ressaltou.

Na programação do “Dia da Beleza” teve café da manhã, penteado, manicure, ginástica, almoço, visita à maternidade do Hospital São Francisco, maquiagem, troca de roupas, sessão de fotos, música com violino e lanche da tarde.

O projeto “Amor Sem Limites” atende 80 gestantes do bairro com consultas médicas, odontológicas, cursos e vacinas, todos os dias, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 8h. Segundo a supervisora da UMSF Sheila Maria Ribeiro Félix, o objetivo é garantir uma gravidez saudável à mãe e ao filho das gestantes, auxiliá-las na quebra de tabus e fortalecimento do vínculo materno-infantil, oferecendo maior tranquilidade nessa fase importante da vida.

Sheila destaca que foi feita uma análise da queda do número de gestantes que passam por atendimento odontológico e nutricional, ao serem encaminhadas, além de faltarem as consultas de pré-natal. A premiação acontecerá uma vez por mês em todas as primeiras segundas-feiras do mês, no Viveiro Municipal, proporcionando este dia para as gestantes.

Será feita uma constante avaliação do grupo de gestantes com relação a oferta dos serviços, para a adesão ao atendimentos e eficiência das ações desenvolvidas.

“Levaremos em consideração as opiniões das usuárias e todos os profissionais envolvidos. Vamos reforçar e estruturar as parcerias para dar continuidade ao projeto”, destacou a supervisora, que conta com o apoio de toda a equipe da UMSF Parque Meia-Lua e dos profissionais voluntários do bairro.

O programa conta ainda com a parceria da Secretaria de Meio Ambiente, que cedeu o espaço do Viveiro Municipal para as atividades. O local vem passando por um processo de revitalização desde o início do ano.

(Marta Fernandes/PMJ – Fotos Divulgação)