Fundação Cultural abre inscrição para prêmio ‘Mestre Cultura Viva’

A Fundação Cultural de Jacarehy ‘José Maria de Abreu’ abrirá inscrições para o prêmio ‘Mestre Cultura Viva’ – edição 2017. O prêmio existe desde 2010 e já elegeu 27 mestres da cidade.
As inscrições devem ser feitas entre os dias 4 de outubro e 24 de novembro, na Diretoria de Cultura, na Praça Raul Chaves, 110, região central.
Para se inscrever é necessário preencher uma ficha com dados pessoais e comprovar que reside em Jacareí há pelo menos dois anos. Também é preciso descrever a atividade que desempenha para fazer jus ao título de mestre.
Podem participar pessoas com mais de 60 anos que se reconheçam ou sejam reconhecidas por sua própria comunidade como herdeiras dos saberes e fazeres da cultura popular organizados em diversas categorias, tais como: artes, da cura e dos ofícios tradicionais, líder religioso(a) de tradição oral, brincante, contador(a) de histórias, poeta/poetisa popular e outras categorias sócio culturais.
Nesta edição, serão premiados até cinco mestres da cultura popular de Jacareí que receberão R$ 2 mil cada, além de ‘certificado de mestre’ e placa de homenagem. O edital de inscrição está disponível no site da Fundação Cultural: www.fundacaocultural.com.br.
Os mestres serão definidos por uma comissão julgadora e o resultado sairá no dia 22 de dezembro de 2017. Já a premiação acontecerá em janeiro do próximo ano.
Valorização – O prêmio Mestre Cultura Viva tem como principal objetivo valorizar as pessoas que, com simplicidade, ajudam a preservar a cultura de Jacareí.
Também foi idealizado para atender o Plano Nacional de Cultura que propõe a criação de políticas de transmissão dos saberes e fazeres das culturas populares e tradicionais.
(Diretoria de Jornalismo/PMJ)