Entronização: Duas creches e nova EMEIF no Senai recebem novos nomes

Escutar áudio do texto
EMEIF Prof. Luiz Carlos Maiola Covre (EMEIF SENAI)

Os três homenageados serão: Prof. Luiz Carlos Maiola Covre, Prof.ª Maria José de Araújo Capelli e Prof.ª Maria Júlia de Araújo Schevano

Duas creches municipais, uma no Parque dos Príncipes e a outra no Santa Paula, receberão novos nomes em processo de entronização. A unidade do Senai de Jacareí, no Jardim Emília, também receberá em suas instalações uma nova denominação, passando a chamar EMEIF Prof. Luiz Carlos Maiola Covre. O decreto será publicado no Boletim Oficial do Município da próxima sexta-feira (23).

A Creche do Parque dos Príncipes (rua Princesa Maria José, 480, Parque dos Príncipes) será chamada “Prof.ª Maria José de Araújo Capelli. Atende de 0 a 3 anos – BI, BII e BIII, com capacidade de atendimento até 150 crianças em período Integral, no horário das 7h às 17h. Possui cinco salas, banheiros, refeitório, área administrativa, sala multiuso, parque, cozinha e berçários.

Já a Creche Santa Paula (Rua Jose Mauricio Arloche, 415, Residencial Santa Paula) será Prof.ª Maria Júlia de Araújo Schevano. Atende de 0 a 3 anos – BI, BII e BIII, com capacidade de atendimento até 150 crianças, em período integral, no horário das 7h às 17h. Possui cinco salas, banheiros, refeitório, área administrativa, sala multiuso, parque, cozinha, berçários.

Nova unidade no Senai – As instalações do Senai, na rua Prof. Hélio Augusto de Souza nº 105, Jardim Emília, atenderá do 1º ao 5º Ano, com capacidade de atendimento de 320 alunos, no período da manhã das 7h às 12h e da tarde, das 12h30 às 17h30. Terá nesta primeira etapa cinco salas de aula com 10 classes, refeitório, banheiro, área administrativa e quadra. As atividades serão iniciadas no próximo dia 10 de fevereiro, com atendimento aos alunos que residem na região próxima à unidade, do 1º ao 5º ano. Os bairros atendidos serão: Jardim Emília, Vila Ita, Terras de Conceição, Conjunto Habitacional Marinho e Vila Machado.

Creches –  A Secretaria Municipal de Educação registrou um crescimento de 23,38% de 2017 para 2019 de crianças de 0 a 3 anos matriculadas em creches. Foram 3.782 alunos em 2016, 3.873 em 2017, 4.245 em 2018 e 4.666 em 2019. O motivo principal deste aumento é a construção de seis novas creches em diversos locais da cidade desde 2017, como no Vila Branca, Santa Paula, Parque dos Príncipes, Jardim Colônia, Jardim Santa Marina e Centro.

Está prevista ainda a entrega de mais uma unidade de creche para funcionamento neste ano letivo, no Jardim Maria Amélia, no mês de fevereiro.

Creche Prof.ª Maria José de Araújo Capelli (Pq. dos Príncipes)
Creche Prof.ª Maria Júlia de Araújo Schevano (Santa Paula)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Biografia dos Homenageados

MARIA JOSÉ DE ARAÚJO CAPELLI
Nasceu em 10 de dezembro de 1925. Seus pais eram Benedito Ferreira de Araújo e Benedita Pires de Araújo. Em 1936 cursou a quarta série no Grupo Escolar “Cel. Carlos Porto”, tendo como professora Dona Maria Eugênia Barbosa Moreira. De 1937 a 1941 cursou o Ginásio de Jacareí, onde hoje é o Colégio Antônio Afonso.

Com muita dificuldade e com a ajuda de parentes e amigos ingressou na Escola Normal Livre de São José dos Campos, tornando-se professora em 1943. Recém-formada começou o magistério como substituta no G. E. “Cel. Carlos Porto”, passando pelas escolas do Parateí do Meio e de Santa Branca, locomovendo-se a cavalo ou em carro de boi.

Em 1946 ingressou no magistério no Grupo Escolar “Aurora Coelho” em Registro, passando também pela escola da Estação do Cedro, da Estrada de Ferro Santos. Nesse período foi criada a Escola Normal em Jacareí que funcionava junto ao Ginásio. Em 1957 a escola primária foi transferida para o prédio anexo ao CENE “Silva Prado e Maria José foi a diretora até se aposentar em 1975. Em 1970 casou-se com José Cândido Cappelli, passando a chamar-se Maria José de Araújo Cappelli. Não teve filhos mas fez dos cinco sobrinhos também seus filhos, dando-lhes amor e dedicação integral.

Desde a infância esteve envolvida em todas as áreas de atuação da Paróquia Imaculada Conceição, começando como catequista ainda muito jovem e mais tarde tornou-se Ministra da Eucaristia. Foi presidente da Cruzada de Assistência por duas gestões, sendo membro ativo desde a sua fundação por Monsenhor Sebastião Faria, em 1957, portanto uma dedicação de cinquenta anos.

Após a aposentadoria e mais tarde com o falecimento do esposo passou a dedicar-se cada vez mais nas atividades da Paróquia, à Cruzada, aos doentes e a quem mais precisasse dela. Era procurada para relatar fatos históricos, questões de cidadania, aconselhamentos, e a todo sempre dedicava um tempo, uma cartinha, uma palavra amiga.

MARIA JÚLIA DE ARAÚJO SCHEVANO
Filha de José Ferraz de Araújo e Thereza de Paula Ferraz, nasceu em Belo Horizonte MG, em 13 de agosto de 1936. Mudou-se para Jacareí ainda bem jovem com a família. Após cursar a Escola Normal (magistério) ministrou aulas na zona rural. Casou-se em 1962 com Rubens Schevano e teve três filhos: Maria Teresa, Paulo César e José (falecido com apenas 3 dias). Nesse período, já trabalhava na Escola Lamartine Delamare em sala de alunos com grande dificuldade de aprendizagem (na época chamada de classe especial).

No final da década de 60, mudou-se para São Paulo onde trabalhou em duas escolas. Mesmo diante de condições adversas, formou-se em Psicologia com o objetivo de aprimorar os seus conhecimentos. Em 1979 retornou para Jacareí, trabalhou na Escola Estadual Barão de Jacareí e posteriormente na Escola Estadual Professora Adélia Monteiro onde se aposentou após ter completado 42 anos de magistério.

Paralelamente, nesse mesmo período, trabalhou como psicóloga na JAM (Jacareí Ampara Menores) e cursou Pós-graduação em Psicopedagogia. Já aposentada, trabalhou como voluntária na Escola Estadual Professora Hermínia Silva de Mesquita no atendimento à alunos e professores. Faleceu em 09 de março de 2019, aos 82 anos. Além dos dois filhos, deixou quatro netos e uma bisneta. Foi uma pessoa que dedicou toda sua vida à profissão, porque sempre acreditou que toda criança é capaz de desenvolver suas habilidades e ser feliz!

LUIZ CARLOS MAIOLA COVRE
A Corrida de Pedestres do distrito de São Silvestre foi criada pelo subprefeito na época “Luiz Carlos Maiola Covre”, programada para 31 de dezembro de cada ano. Professor de Educação Física, concursado na rede estadual, Maiola lecionou no CENE Silva Prado e nas escolas Hermínia Silva de Mesquita (Vila Pinheiro) e Silvio Silveira Mello Filho (Santa Maria).

No entanto, direcionou-se para a política em função de seu prestigio e visão administrativa. Aos 25 anos, foi eleito vereador em sua primeira tentativa. Sua atuação na Câmara Municipal de Jacareí, sempre voltada às necessidades da população, fez com que Maiola recebesse o convite para assumir a subprefeitura de São Silvestre, cargo exercido de 1983 a 1989.

Ainda hoje (2019), decorridos 30 anos do término de sua gestão, Maiola é lembrado e reverenciado pelos antigos morados em razão das conquistas obtidas para a comunidade. Ele conseguiu para o Distrito de São Silvestre a instalação dos postos dos Correios e do Banespa (Banco do Estado de São Paulo) serviços mais que necessários na época, viabilizou emissão de Carteira Profissional, promoveu calçamento comunitário de várias ruas, consolidou a expansão da rede de água, facilitou o acesso ao uso da ambulância e concedeu apoio e estrutura para diversas atividades festivas e de esportes.

No último ano como subprefeito, disputou novamente a eleição para ocupar uma cadeira no Legislativo. Perdeu a oportunidade de reeleger-se no pleito seguinte, quatro anos depois. Não quis mais retornar a vida pública. Passou a exercer somente a carreira de professor e executar trabalhos incessantes em movimentos religiosos católicos. Aposentou-se em 2006.

Com saúde abalada, teve complicações que o obrigaram a amputar as pernas e ficar dependente de cadeira de rodas. Morreu em 2017, cercado do carinho e cuidados de Tânia Maria Toledo Covre, esposa e namorada desde os tempos de juventude, e das três filhas Mara Carla, Karla Cristina e Ana Paula. A família, a sociedade e São Silvestre aguardam que a honraria seja prestada a Maiola, que foi um exemplo de homem público, modelo de cidadão, pai de família e liderança cristã.