Emoção marca a entrega das creches Pq. dos Príncipes e Santa Marina

Novas unidades foram entregues à comunidade no sábado (23). Aulas em período integram começam hoje (25)

Essa é a sua sala, Gigi. Olha que coisa mais linda”. Essa foi a frase utilizada pela mãe Priscila Alves Miranda, ao apresentar o novo ambiente escolar da sua filha caçula, Giovana Alves Miranda, 2 anos.

É uma emoção em dose dupla; foram anos de espera por uma creche e, agora, além de saber que minha filha vai estar em um local tão maravilhoso, estarei trabalhando nesse mesmo ambiente”, comemorou Priscila, com lágrimas nos olhos. Ela é ADI (Assistente de Desenvolvimento Infantil) e irá trabalhar na creche ao lado de outras 34 pessoas, entre servidores e terceirizados.

Assim como outras 90 crianças que já estão matriculadas, Giovana irá estudar, a partir desta segunda-feira (25), na creche do Parque dos Príncipes.

As portas da creche foram abertas à comunidade na manhã de sábado (23), quando o prefeito Izaias Santana inaugurou o local, ao lado da secretária de Educação, Maria Thereza Ferreira Cyrino e vereadores.

A creche do Jardim Santa Marina também foi inaugurada no sábado (23), com a presença de mais de 200 pessoas. Jeane Rodrigues Bernardo, moradora do Cidade Salvador, foi prestigiar o evento com o filho Leonardo Rodrigues Luizon, de 2 anos e 7 meses. “A creche é espetacular. Meu filho ama leitura e vejo que em todas as salas existem muitos livros. Ele está encantado com a nova creche e eu vou procurar emprego com muito mais tranquilidade, sabendo que ele estará em boas mãos”, reforça.

As duas creches municipais, com capacidade de atendimento para até 150 crianças em cada uma, seguem o padrão Tipo 2 (FNDE) desenvolvido para o Programa Pró-Infância do Governo Federal, formados por cinco salas de aula, solários, fraldário, lactário, sala dos educadores, sala multiuso, espaços administrativos, lavanderia, área verde, pátio, refeitório, cozinha para preparo de alimentos e lavagem dos utensílios, espaço de recreação, playground, além de berçários.

Os investimentos nestas duas creches são de R$ 1.310.175,21 para o Parque dos Príncipes e R$1.302.126,53 para o Jardim Santa Marina.

Serão atendidos alunos do Berçário I (nascidos de abril de 2018 a data atual), Berçário II (nascidos de abril de 2017 a março de 2018), Berçário III (nascidos de abril de 2016 a março de 2017).

O prefeito de Jacareí, Izaias Santana ressaltou a qualidade das novas creches e o empenho dos servidores. “O mesmo material utilizado na creche da Vila Branca foi utilizado nas creches do Parque dos Príncipes e do Jardim Santa Maria. Não há improviso; em todos os cantos da cidade teremos creches com o mesmo padrão de qualidade, com material humano competente e com o mesmo atendimento pedagógico, permitindo a todas as crianças o combate à desigualdade e oferecendo no futuro, jovens com a mesma oportunidade”, declarou.

Já a secretária de Educação, Maria Thereza Ferreira Cyrino destacou a importância dos cuidados na primeira infância (os três primeiros anos de vida da criança). “Além de atender uma demanda, entendo que entregar essas creches representa segurança para a família e o mais importante; garantir que a criança se desenvolva, que seja um adulto confiante, competente e, acima de tudo, um cidadão de bem”.

No próximo dia 9 de março, Jacareí irá ganhar mais uma creche – localizada no Jardim Colônia, também com capacidade para atender 150 crianças.

De 2017 até o momento foram criadas 1.072 novas vagas em creches. Já foram entregues em 2018 as unidades do Vila Branca e do Santa Paula. Serão inauguradas ainda este ano as creches do Centro e do Jardim Maria Amélia. Para o ano que vem está prevista a entrega das creches do Parque Meia-Lua e do Jardim Imperial.