Em Brasília (DF), prefeito de Jacareí busca financiamento de obras

Nesta quinta-feira (20), o prefeito de Jacareí, Izaias Santana, e o secretário de Governo, Celso Florêncio, estiveram em Brasília para uma reunião com a Comissão de Financiamentos Externos (COFIEX), no Ministério do Planejamento.

Em pauta, a defesa de uma carta consulta para autorização de um financiamento pelo Banco de Desenvolvimento Latino-Americano (CAF) de, aproximadamente, R$ 156 mi.

Durante a reunião, a comitiva de Jacareí apresentou um “Programa de Desenvolvimento Urbano e Social do Município de Jacareí”, contemplando dez importantes intervenções viárias. Entre as principais, está o trecho que ligará a Avenida Adhemar de Barros à Avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, contando com a duplicação da última avenida e a construção da terceira ponte sobre o Rio Paraíba do Sul.

Além disso, é previsto no programa uma série de ações na área social, de revitalização urbana, modernização administrativa, segurança, saneamento e infraestrutura, que serão usadas como contrapartida ao financiamento. Essa é uma exigência do CAF e do Ministério do Planejamento.

Todas as ações de contrapartida do programa são previstas no próximo Plano Plurianual (PPA), em convergência com o Plano Diretor da cidade, criado em 2003 e atualizado em 2014, e serão financiadas com recursos próprios da Prefeitura, o que aumentam as chances de aprovação do financiamento. Entre elas a construção de creches, criação do Centro de Operações Integradas (COI), a pavimentação de ruas em bairros carentes, obras de acessibilidade, criação de ciclovias e revitalização de parques.

O prefeito Izaias Santana se mostrou otimista com a autorização do projeto pelo governo federal para que o município contraia o empréstimo junto ao CAF. “Oferecemos contrapartidas sólidas, que dão segurança para isso. Temos um projeto consolidado de acordo com o plano diretor do município e uma boa capacidade de endividamento, atendendo dois dos principais requisitos deste processo”.

Se todas as etapas forem aprovadas, a expectativa da Prefeitura é que no primeiro semestre de 2018 as primeiras intervenções sejam iniciadas.

“São obras importantes, que vamos tirar do papel e trazer benefícios importantes para a população, facilitando a mobilidade e contribuindo para o desenvolvimento de algumas regiões”, complementa o prefeito.

(Guilherme Mendicelli/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)