Curso de educação ambiental “Vivências com a Natureza” termina dia 12 de dezembro

O Curso “Vivências com a Natureza”, ministrado no Viveiro Municipal “Seu Moura” pelo NEA (Núcleo de Educação Ambiental), da Secretaria Municipal de Meio-Ambiente, terá sua última aula desse ano no próximo dia 12 de dezembro, sábado, conforme programado. As aulas visam à qualidade de vida, oferecendo momentos de introspecção e reflexão aos participantes.

Para a segunda turma desse ano foram abertas, em agosto, 30 vagas, com aulas sempre aos sábados, durante o dia todo (das 8h às 17h), nos dias 12 de setembro, 24 de outubro, 14 de novembro e a última do ano, a ser realizada no próximo dia 12. A participação é totalmente gratuita e limitada a pessoas acima de 30 anos de idade.

A diretora de Meio Ambiente Izabel Lavendowski explica que o curso exige uma certa “imersão” por parte dos alunos e por isso é necessário que a pessoa tenha disponibilidade para se desligar por completo do mundo durante todo o dia, sem sair do viveiro. Fazem parte das atividades alongamento, música, dinâmicas de grupo, oficinas de artesanato, palestras e debates, caminhadas pelas trilhas do Viveiro, café da manhã e almoço

O curso é ministrado pela gerente de Educação Ambiental Patrícia Quina e mais um grupo de educadores da rede municipal de ensino que participaram, no primeiro semestre desse ano, de uma edição piloto dessa mesma experiência, destinada exclusivamente a profissionais da área. De forma voluntária, esses educadores agora transmitem o conhecimento adquirido.

Naquela primeira ocasião o curso foi ministrado em parceria com o Instituto Romã, uma iniciativa voltada ao desenvolvimento humano, com foco no aprendizado pela experiência com a natureza e pelo diálogo (saiba mais acessando o link: http://www.institutoroma.com.br/). O conteúdo do curso é baseado no livro “Vivências com a Natureza – Guia de atividades para pais e educadores”, de Joseph Cornell, fundador da Sharing Nature Foudation: http://www.institutoroma.com.br/sharing.htm

Já nesta segunda edição o curso vem sendo realizado de forma independente pela Prefeitura de Jacareí, numa parceria envolvendo as secretarias de Meio Ambiente e de Educação, sem a participação direta do instituto. Segundo Izabel, “é uma ótima oportunidade para desacelerar e entregar-se durante um dia inteiro, uma vez por mês, a um mergulho na natureza, ver a paisagem do Viveiro, sentir o sol na pele e ouvir o canto dos pássaros, esquecendo o celular e os compromissos cotidianos”.

Uma das alunas do curso, Sandra Lopes Villas-Bôas, confirma o que diz Izabel. “Durante a caminhada, quando saí da mata e entrei na parte da trilha onde batia sol, senti a diferença de temperatura e vi umas árvores jovens querendo encontrar o lugar delas”, disse. “Pensei na transformação da natureza, que é dinâmica, mas não tem pressa, o tempo dita o compasso dessa transformação”, completou.

O Viveiro Municipal “Seu Moura” fica na estrada Theóphilo Teodoro Resende, 39, no Campo Grande; a cinco quilômetros do centro.

O telefone é 3953-6822.
(Renato Isique)