Conselho delibera que não há interesse de tombamento do prédio da antiga Oca

Membros do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Jacareí reforça que prédio não possui características suficientes para o seu tombamento

Membros do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural (CODEPAC) de Jacareí estiveram reunidos na manhã da última quinta-feira (16), no prédio da presidência da Fundação Cultural (Pátio dos Trilhos) para discutir o tombamento do prédio da Citytex, que também abrigou as instalações da fábrica de móveis Oca.

O conselho analisou o ofício enviado pela Procuradoria do Município de Jacareí, datado de 29 de abril de 2019, encaminhando documentos para análise da viabilidade e conveniência no que diz respeito ao tombamento do prédio da Citytex.

Após análise da documentação encaminhada e revisão de todas as atas das reuniões realizadas desde 2002, o CODEPAC verificou que nunca foi sugerido o tombamento do referido prédio localizado na avenida Getúlio Vargas.

Desta forma, os conselheiros deliberaram, de forma unânime, que o prédio não possui características suficientes para o seu tombamento, não existindo qualquer interesse neste sentido.

O CODEPAC recebeu, também, o ofício da Secretaria de Planejamento de Jacareí, datado de 6 de maio de 2019, encaminhando o relatório técnico realizado pela Diretoria de Projeto e Urbanismo sobre o galpão industrial que foi utilizado pela fábrica de móveis Oca.

Constou do referido ofício que o relatório foi analisado pela Secretaria de Planejamento, que concluiu pela ausência de valor arquitetônico do local, considerando as informações neles presentes e a relação de imóveis apresentados pelo conselho como passíveis de avaliação sobre valor material e imaterial, não identificando o referido prédio.

Integrantes- O Codepac é formado por membros da Sociedade Civil, representados por: OAB, Sindicato Rural, CREA e representante do comércio e, ainda, membros do Poder Público: Fundação Cultural, Secretaria de Educação, Secretaria de Infraestrutura, Secretaria de Planejamento e Câmara Municipal de Jacareí.