Comunicação é destaque no primeiro dia de curso de Logística Humanitária

A importância da comunicação numa situação de calamidade foi um dos destaques do primeiro dia do curso de Logística Aplicada em Operações Humanitárias e Desastres Naturais, que está sendo realizado em Jacareí até amanhã (27), por meio de uma parceria entre a Defesa Civil do Estado, UNESP e FATEC.

O coronel Eduardo Nocetti Holms foi quem destacou a necessidade de um plano de comunicação em operações humanitárias. Ele atuou no incêndio que atingiu tanques de combustível de uma empresa no bairro Alemoa, em Santos, em abril de 2015. O incêndio durou nove dias e é considerado o segundo mais longo do mundo envolvendo líquido inflamável. Embora não houvesse vítimas foi necessária uma operação humanitária para socorrer os moradores no entorno. “Durante os trabalhos surgiram muitas informações falsas, gerando pânico na população. Então vimos a necessidade de desenvolver um canal de comunicação direto com os moradores”, lembrou.

Já o palestrante, professor e mestre em Engenharia de Sistemas Logísticos, Irineu de Brito, reforçou a necessidade da qualificação para quem atua ou pretende atuar em situações de calamidade. “Quando chega um desastre, a pessoa precisa tomar uma decisão rápida. Nessa hora tem de colocar em prática o que aprende no curso”.

O curso segue até amanhã (27), das 9h às 18h, no SEST/SENAT, e reúne agentes de Defesa Civil, bombeiros, guardas civis, engenheiros, geógrafos entre outros profissionais que atuam como voluntários ou não em operações de salvamento da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

No primeiro dia do curso, também estiveram presentes a secretária municipal de Segurança e Defesa do Cidadão, Eliane Nikoluk, capitão Panzarine, da Defesa Civil do Estado de São Paulo e Wander Vieira, coordenador Regional de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo.