CODEPAC discute processos em Jacareí

Escutar áudio do texto

O CODEPAC (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural) se reuniu na manhã desta quinta-feira (8), na Fundação Cultural de Jacarehy, para deliberar sobre dois processos.

O conselho é composto por membros da sociedade civil e do poder público para que, juntos, possam discutir a importância do tombamento dos prédios históricos, permitindo ou não novas construções ou reformas no entorno destes locais.

Dois processos foram discutidos: um sobre adequação de laboratório de análises clinicas, atualmente sediado na Rua Antônio Afonso, 263 e outro na Rua Voluntário Gabriel Soares, 51 e 42D, que dispõe sobre a reforma e ampliação do local. No entanto, por se encontrar a 300 metros do Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (MAV), o processo será encaminhado ao CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), pois o museu é tombado.

Segundo o presidente da Fundação Cultural, Fabricius Stipp, a ideia é preservar o patrimônio da cidade. “A sistematização e a construção coletiva através das reuniões ordinárias e extraordinárias vem procurando um fluxo intenso no sentido de valorizar e preservar o patrimônio material e imaterial de Jacareí”, encerra o presidente da autarquia.

 

(Victor Copola/PMJ – Foto: Arquivo/PMJ)