CBIC e Instituto Jaime Lerner levam capacitação por uma nova cultura urbana a Jacareí

Caravana de capacitação é o ponta pé inicial para sensibilizar a comunidade local a participar de um debate amplo e aprofundado sobre um plano de desenvolvimento estratégico local

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) realizará nos próximos dias 11 e 12/05, o “Seminário e Oficina Por Uma Nova Cultura Urbana”, em Jacareí, selecionada como cidade piloto para a realização da primeira Caravana de disseminação de ideias inovadoras, destinada a sensibilizar as cidades que queiram iniciar o processo de mudança de paradigma no tocante à gestão e desenvolvimento urbanos.

O projeto Nova Cultura Urbana foi concebido no sentido de construir uma base de conhecimento sobre a área urbanística, de forma a oferecer ao segmento das médias e pequenas cidades subsídios para que elas possam crescer de uma maneira organizada, respeitando as principais e mais modernas orientações urbanísticas”, destaca o presidente da Comissão da Indústria Imobiliário (CII) da CBIC, Flávio Domingos Prando.

A CBIC, por meio da Comissão da Indústria Imobiliária (CII), correalização do SENAI e com o apoio e autoria do Instituto Jaime Lerner, vem desenvolvendo um trabalho conjunto desde 2014 cujo resultado será apresentado durante o seminário. Na ocasião, serão apresentadas as publicações “Por Uma Nova Cultura Urbana: Caderno de Referências” e “Por Uma Nova Cultura Urbana: Guia Ilustrado”, que serão lançados oficialmente durante o 89º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), a ser realizado de 24 a 26 de maio de 2017. Os documentos enfocam temas estratégicos para o planejamento das cidades, sua implantação e gestão.

A intenção é que as publicações sirvam como um manual orientativo, destinado a auxiliar às cidades na elaboração de um Plano de Desenvolvimento Estratégico (PDE). O Guia ilustrado, numa linguagem mais acessível, traz um resumo do assunto. Já o Caderno de Referências é o documento mais completo, essencial para o diagnóstico dos problemas e vocações das cidades.

O objetivo é ajudar a sociedade a criar uma visão integrada de futuro, considerando questões de mobilidade urbana, infraestrutura, identidade e sustentabilidade, com iniciativas que resultem na melhoria da qualidade de vida do cidadão.

A cidade precisa ser uma estrutura integrada de vida, trabalho e mobilidade. Trabalhar bem esses conceitos é a base de uma Nova Cultura Urbana, que resultará naquilo que as pessoas mais querem e precisam: maior qualidade de vida”, explicou o urbanista Jaime Lerner, sobre a proposta de incentivo a elaboração do Plano de Desenvolvimento Estratégico da cidade e sua Visão de Futuro.

Para o coordenador do Grupo de Desenvolvimento Urbano da CII-CBIC, Arthur Parkinson, “precisamos falar sobre a gestão das nossas cidades e devemos quebrar paradigmas. É esta a Nova Cultura Urbana que propomos: pensar a Gestão das Cidades, a partir de uma Visão de Futuro, pactuada, monitorada e assegurada pela própria sociedade na forma de um Conselho Guardião”.

Segundo o líder do projeto, a formação desse “Conselho Guardião” pode contribuir para preservar todo o processo de implementação do planejamento, sobretudo nos casos em que houver sucessão no comando da gestão municipal.

Parkinson reforça ainda que a Visão de Futuro e o tão sonhado Bem Viver são fortemente ancorados na identificação e potencialização da vocação da cidade, que trará Sustentação e Prosperidade a partir do momento em que as receitas são maiores que as despesas, gerando excedentes que devem ser continuamente investidos na melhoria da cidade para todos.

O prefeito de Jacareí, Izaias Santana reforça a importância do evento que vai ao encontro do planejamento da cidade a médio prazo. “Estamos levantando os desafios de Jacareí que devem ser enfrentados a médio prazo para a elaboração do Plano Plurianual, mas não podemos esquecer de olhar o futuro da cidade. O conhecimento acumulado pelo Instituto Jaime Lerner trará aos servidores do município e a sociedade civil uma importante contribuição nesta fase de elaboração de projetos”, destaca.

A Caravana será realizada no dia 11/05, das 14 às 18 horas, e no dia 12/05, das 8h às 12h, no Educa Mais Jacareí. Estão confirmadas as participações do prefeito de Jacareí, Izaías Santana e do líder do projeto, Arthur Motta Parkinson, além de representantes do Instituto Jaime Lerner.

O Seminário por Uma Nova Cultura Urbana também reunirá representantes do poder público, sindicatos, universidades, diversas categorias profissionais e organizações da sociedade civil.

(Assessoria de Imprensa CBIC)