Biblioteca recebe mais um novo painel artístico

Escutar áudio do texto

Jacareí Imaginária” é o novo painel artístico apresentado pelo artista visual Rafael Raico, que será inaugurado na Biblioteca Municipal Macedo Soares, na próxima quinta-feira (12), às 19h. O painel oferece a cidade uma obra de arte visual urbana – muralismo, como um novo ponto de apreciação cultural, artística e de investigação.

O projeto do mural foi resultado do PROAC Municípios, contemplado no prêmio lançado pela Fundação Cultural de Jacarehy “José Maria de Abreu”, no “Concurso: Jacareí Cidade Viva- Cultura que pulsa”, financiado pelo Governo do Estado de São Paulo, que contou com o apoio e colaboração da Biblioteca.

O painel, de quatorze metros de comprimento e um metro e meio de largura, utiliza técnicas de pintura tradicional, fazendo referência ao Movimento Muralista do século XX, mais popularizado no Brasil por obras de artistas como Portinari.

A obra presta uma homenagem ao cidadão jacareiense e ficará na fachada lateral de entrada da Biblioteca Macedo Soares, evidenciando este espaço, como um importante patrimônio da cidade, em mais uma iniciativa da cultura em firmar apoio e parceria com a educação.

As imagens que compõem o painel formam um emaranhado de símbolos e representações que retratam a cidade, enfatizando elementos de reconhecimento comunitário, trazendo à tona imagens do imaginário e prestando uma homenagem ao cidadão anônimo de Jacareí.

O artista Rafael Raico apresenta nesta obra uma quebra de paradigmas estilísticos como uma de suas características técnicas, utilizando uma linguagem híbrida a favor da ampliação do campo de leitura e percepção da obra para diferentes públicos e de todas as idades, resultando em uma estética contemporânea que transita entre o clássico e o expressionismo evocando o campo do surrealismo e explorando as potencialidades do desenho.

O trabalho tem como base as investigações desenvolvidas há mais de oito anos pelo artista jacareiense, que desenvolveu neste período, um vasto repertório de produções sobre a identidade e iconografia do município, e faz parte de uma série de murais que fecham uma etapa da pesquisa sobre os espaços imaginários de Jacareí.