Biblioteca ainda tem vagas abertas para cursos para Deficientes Visuais

Escutar áudio do texto

Ainda estão abertas as inscrições para o projeto “Desvendando a Deficiência Visual 2018”, da Biblioteca Municipal “Macedo Soares”, com cursos de Informática, Braille e Soroban para deficientes visuais. As inscrições acontecem até 13 de abril, das 8h às 12h e das 13h às 16h30, na Biblioteca Municipal (Av. Nove de Julho 215, Centro).
Para se inscrever o aluno deverá ser alfabetizado e levar duas fotos 3×4, documento com foto e comprovante de endereço recente, que não precisa ser somente de Jacareí. O primeiro módulo de Informática terá carga horária de 20 horas. Nele, os alunos aprenderão as noções básicas, a familiarização com o teclado e técnicas de digitação.
Cada participante deverá levar seu próprio fone de ouvido, com plug padrão P2 de 3.5mm. Ao longo do ano serão oferecidos outros módulos do curso, nos quais os participantes aprenderão sobre a utilização de leitores de tela, navegadores de internet, redes sociais, editores de texto e planilhas de dados.
O curso de Braille para deficientes visuais, com carga horária de 60 horas, auxiliará o deficiente visual a desenvolver a leitura e escrita através do sistema Braille. Inicialmente, os alunos passarão pelo processo de pré-leitura e estimulação tátil. Posteriormente, serão abordados temas referentes à morfologia e grafia das palavras, do alfabeto, das letras, acentos gráficos e sinais de pontuação, bem como a disposição de frases, parágrafos e textos.
No curso de Soroban, os deficientes visuais serão apresentados ao ábaco japonês, utilizado para realizar cálculos matemáticos simples e avançados. Ao longo das 60 horas de duração do curso, os alunos passarão pelos processos de “Pré-Soroban” com uso de jogos, estimulação tátil, reconhecimento do ábaco, registros numéricos e, finalmente, cálculos aritméticos.
Retrospectiva – Em 2017, a Biblioteca Municipal “Macedo Soares” desenvolveu o Projeto Desvendando a Deficiência Visual, com cursos de Braille, Soroban e Baixa Visão. Ao longo do ano foram atendidas mais de 80 pessoas.
(Marta Fernandes/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)